Apresentação

Especialistas apresentam experiências e dados sobre a gestão da saúde na Pandemia, em Simpósio realizado pelo SESI

O Simpósio foi encerrado com a apresentação do Case “Abordagem de saúde mental dentro da empresa e suas estratégias para o sucesso”, com a participação da Dra. Danielle Cronemberger, médica coordenadora na Natura & Co para Avon Brasil

Nesta quarta-feira, 20/10 o Simpósio Saúde e Segurança do Trabalho, realizado pelo SESI da Paraíba foi aberto com um painel sobre o tema “Como a saúde mental impacta na produtividade”, com participação de Georgia Matos, mestre em Educação, psicóloga e socióloga pela UNB, e especialista em Desenvolvimento Industrial do Departamento Nacional do SESI.


Durante a apresentação, Georgia afirmou que as empresas que já faziam gestão da saúde mental antes da pandemia, conseguiram ter um melhor desempenho no enfrentamento a Covid-19. E lembrou que a doença trouxe contribuições e aprendizados para as organizações.

“Uma das grandes lições que a pandemia trouxe é que é possível sim fazer gestão da covid, que não é uma doença ocupacional. É possível aplicar esse modelo de gestão da saúde a outras condições que são muito prevalentes nas empresas, e que a gente não tinha aplicado, como por exemplo, à saúde mental”, afirmou. 

Segundo a especialista, durante a pandemia houve um diálogo maior sobre a saúde mental, que era um tabu nas empresas, e com isso os gestores passaram a dar uma atenção especial ao assunto.

“A pandemia despertou nas empresas a importância dessa relação entre saúde e produtividade, ou seja, onde 81% das empresas médias e pequenas responderam a um levantamento realizado pelo SESI, e afirmaram que a promoção de saúde, é uma tendência que veio para ficar, e os participantes disseram ainda enxergar as empresas deles dando uma maior atenção a essa temática. Além disso, o levantamento mostrou que, 65% das empresas pretendem intensificar os cuidados com a saúde mental, sendo que 93%, das grandes empresas, já consideram isso um investimento”, explicou.

Na programação do evento, o médico Daniel Beltrammi, que  é secretário Executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde pelo Governo da Paraíba, abordou sobre o tema “Tecnologias e Inovação para Saúde”.

“A associação do saber com o esforço é capaz de produzir soluções para as necessidades da população, e a inclusão da tecnologia na ciência, é algo essencial, e capaz de gerar resultados surpreendentes. E precisamos fazer a fusão da saúde, e do bem-estar que são ativos preciosos,  com a tecnologia, e só assim, poderemos tomar decisões com sabedoria”. Comentou.

No painel, o médico apresentou dados sobre os modelos de ondas, onde comparou o modelo de contaminação pela Covid-19, e a concentração de casos, no Reunido Unido, Brasil e nos EUA. E citou o exemplo do Chile, que apresentou um desempenho eficiente no processo de vacinação, e que atualmente registra 75% da população com o esquema vacinal completo, quando o Brasil tem apenas 50%.

O Simpósio foi encerrado com a apresentação do Case “Abordagem de saúde mental dentro da empresa e suas estratégias para o sucesso”, com a participação da Dra. Danielle Cronemberger, médica coordenadora na Natura & Co para Avon Brasil.

Danielle falou sobre os protocolos e medidas sanitárias adotadas pela Natura & Co que é formada pelas empresas Natura, Avon, The Body Shop e Aesop durante a pandemia.

“Nós entendemos que o sucesso de uma organização depende do envolvimento dos colaboradores em todos os níveis. Então durante a pandemia, a Natura & Co manteve as atividades nas indústrias e centros de distribuição, e os colaboradores que precisaram permanecer trabalhando de forma presencial tiveram as regras de convivência adaptadas, respeitando normas sanitárias de forma a garantir a segurança deles e dos familiares. Investimos muito em informação com a disseminação de comunicados sobre saúde, de forma que todos pudessem se cuidar durante as suas respectivas atividades”, enfatizou.

Para acompanhar como foi a programação do Simpósio de Saúde e Segurança do Trabalho realizado pelo SESI da Paraíba acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=Z2xq3kVTj6M




Por Assessoria de Comunicação

Repórter PB

Destaques