Saúde

Paraíba distribui mais uma remessa de doses da vacina contra Covid-19 para todos os municípios

As doses foram recebidas no início da noite dessa quinta-feira (8) e enviadas aos municípios nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (9).

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), vem mantendo um esquema de rápida distribuição de vacinas contra a covid-19. Nesta sexta-feira (9), a SES distribuiu mais 81.490 doses de imunizantes equivalentes a 12ª remessa de vacinas, totalizando 918.218 doses distribuídas para todos os 223 municípios paraibanos. 


As doses foram recebidas no início da noite dessa quinta-feira (8) e enviadas aos municípios nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (9). A entrega ocorreu, como de costume, por meio aéreo e terrestre para todas as regiões do estado. Com esta entrega será possível vacinar 100% da população de 65 a 69 anos, incorporar 11% da população de 60-64 anos, destinar 6% da população de Força de Segurança, Salvamento e Forças Armadas, incorporar 2% na população de trabalhadores da saúde e iniciar 15% da população quilombola.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, a distribuição das doses ocorre de forma rápida e eficiente, mas é preciso que os municípios continuem colaborando para que a Paraíba figure entre os estados com maior efetividade nesta campanha de vacinação. “O Estado tem se empenhado para garantir que as vacinas cheguem aos municípios e conta com a colaboração dos gestores municipais para ampliar ao máximo a população vacinada, bem como informar com agilidade nos sistemas de informação do Ministério da Saúde a aplicação dessas doses”, reforça o secretário.

A SES reforça que o impacto esperado das ações de vacinação se inicia após cerca de 30 dias da distribuição da vacina, considerando os tempos operacionais bem como o tempo necessário para o desenvolvimento da resposta imune. Desta forma, não se pode considerar a vacinação como uma resposta imediata para contenção da circulação do vírus, sendo uma medida preventiva para redução da ocorrência de casos graves e óbitos a médio e longo prazo; é imprescindível ainda a manutenção da adoção das medidas como o uso de máscaras e o distanciamento social.

A vacinação contra a covid-19 na Paraíba teve início em 19 de janeiro de 2021. Até o momento, os municípios informaram a aplicação de 612.433 doses, sendo 483.225 com a primeira dose e 129.208 com a segunda dose, o que coloca a Paraíba entre os cinco estados brasileiros com o maior percentual da população já vacinada.

Repórter PB

Destaques