Alunos

SESI realiza mostra de iniciação científica com participação de pesquisadores nacionais e internacionais

O SESI através de gerência Executiva de Educação realizará nos dias 30 e 31 de outubro, a 3ª Edição da Mostra de Iniciação Científica

Com a proposta de estimular os alunos em relação à iniciação científica, de maneira que desenvolvam soluções tecnológicas para o setor industrial, ideias empreendedoras e invistam na criação de startups, o SESI através de gerência Executiva de Educação realizará nos dias 30 e 31 de outubro, a 3ª Edição da Mostra de Iniciação Científica.

A Mostra, na modalidade virtual, tem como tema “Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações” e contará com a participação de palestrantes nacionais e internacionais, além dos alunos e professores das Escolas da Rede SESI na Paraíba.

A programação será aberta, no dia 30, às 09h, pela gerente Executiva de Educação do SESI PB, Katharine Hluchan. Na sequência, das 09h15 às 16h, serão apresentados sete painéis com os seguintes temas: “Os impactos da pesquisa científica na Sociedade: Limites e Possibilidades”, “O papel da Inovação na sociedade do século XXI”, “O que é mesmo Inteligência artificial?”, “A importância da pesquisa no Ensino Médio”, “Mulheres na ciência e no campo da programação”, “Iniciação Científica no Ensino Médio, uma visão Discente” e “Projeto Novo Ensino Médio das Escolas SESI – PB”. Os painéis contarão com a participação de professores e pesquisadores mestres e doutores.

No dia 31, também a partir das 09h, serão apresentados painéis com a participação de pesquisadores do Brasil e da Eslováquia, sobre os seguintes temas: “Divulgação Científica e Promoção de Mulheres nas Ciências”, “Ciência e Inclusão, um debate necessário”, “Como a robótica pode ajudar no Novo Normal”.

Durante a MIC os alunos e professores irão apresentar projetos do Laboratório de Iniciação Científica, que serão submetidos à Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - FEBRACE e a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia - MOSTRATEC.

Já os alunos e mestres da Robótica apresentarão os protótipos e projetos durante o painel “A Robótica e o Novo Normal”, e por fim os alunos e professores que fazem parte das quatro Escolas da Rede SESI divulgarão os projetos e atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo, nas áreas de Humanas, Linguagens, Matemática e Natureza.

Os projetos compreendem temas como: a pesquisa e a inovação, a mulher na ciência, ideias sustentáveis e tecnologia, inteligência artificial, energia, indústria 4.0, informação e conhecimento, aprendizagem e tecnologia, matemática e tecnologia, empreendedorismo, sociedade, água, e cidades inteligentes e sustentáveis.

Todos os projetos serão avaliados de acordo com as seguintes categorias: Laboratório de Iniciação Científica, e Robótica e Novo Ensino Médio. Haverá premiação para alunos e professores, como medalhas, troféus e certificados de participação.

Para acompanhar a 3º MIC acesse o canal da Escola SESI da Paraíba no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCUsdTfPXbjlZSGzhuHfnD6Q

Assessoria de Comunicação 

Repórter PB

Destaques