Sousa/PB -
Encontro

Patos sedia 6º Seminário do Ciclo de Divulgação do PB Rural nesta quarta

O encontro é realizado pelo Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds) e Projeto Cooperar.

Da Redação Repórter PB

10/09/2019 às 19:09

Imagem Patos

Patos ‧ Foto: Repórter PB

Tamanho da fonte

O município de Patos sedia, nesta quarta-feira (11), o 6º Seminário do ciclo de Divulgação e Informações do Programa PB Rural Sustentável. O evento acontece, das 8h às 12h, no auditório do Sebrae. O seminário objetiva divulgar e informar aos beneficiários do PB Rural Sustentável sobre as ações, metas e formas de apresentar demandas a serem priorizadas de acordo com os critérios estabelecidos pelo programa. O encontro é realizado pelo Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds) e Projeto Cooperar.

Nesta terça-feira (10), foi realizado o 5º Seminário do Ciclo de Divulgação e Informações do Programa PB Rural Sustentável, na cidade de Itaporanga, reunindo cerca de 130 representantes de 18 municípios do Vale do Piancó: Aguiar, Boa Ventura, Curral Velho, Conceição, Coremas, Diamante, Ibiara, Igaraci, Itaporanga, Nova Olinda, Olho D’Água, Pedra Branca, Piancó, Santa Inês, Santana de Mangueira, Santana dos Garrotes e São José de Caiana. O evento aconteceu das 8h às 12h, no auditório do Colégio Diocesano.

A gerente de Operações do Projeto Cooperar, Elisane Abrantes, na ocasião representou o coordenador geral do órgão, Omar Gama, que se encontra no IICA – Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, em Brasília, tratando de assuntos administrativos. Após fazer uma rápida retrospectiva das ações a serem implantadas pelo PB Rural por meio do Projeto Cooperar, disse que “a parte mais importante para o êxito do projeto é a participação efetiva da comunidade em todas as etapas da sua implementação”.

O secretário executivo da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), Jonildo Cavalcante, externou o desejo de que as associações, cooperativas e conselhos de desenvolvimento rurais possam se organizar no intuito único de poder receber os recursos e usufruir e utilizá-los da melhor forma possível. Jonildo ressaltou, ainda, que “o governador João Azevêdo está potencializando a agricultura familiar para oferecer apoio às famílias de agricultores espalhados pelos diversos municípios paraibanos”.

Para o deputado estadual Tarciano Diniz, o governador João Azevêdo está lutando cada vez mais pela disponibilidade de investimentos para serem aplicados na agricultura familiar. “Fico feliz em saber que esses recursos, através do PB Rural Sustentável, irão fortalecer o sustento das famílias residentes na zona rural. Esse programa dará suporte técnico e condições para que o agricultor paraibano possa com pouca água e poucas sementes produzir muito mais”, pontuou o deputado.

Os prefeitos Divaldo Dantas e Maria Leonice Lopes Vital, respectivamente dos municípios de Itaporanga e Boa Ventura, representando os prefeitos do Vale do Piancó, agradeceram ao governador João Azevêdo pela sensibilidade que teve em implantar o Projeto Cooperar III, “que tanto tem feito pelo agricultor da nossa região, e esperamos que nessa nova fase do Cooperar, possamos buscar novos investimentos para aplicarmos na zona rural dos nossos municípios”.

Tanto em Itaporanga como em Patos, participaram representantes dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS); de Organizações de Produtores Rurais (associações e cooperativas); de Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STR), além dos prefeitos João Nildo Leite (Santa Inês); Allan Bastos (Pedra Branca); José Inácio Sobrinho (Santa de Mangueira); Lourival Lacerda (Aguiar); Júlio Araújo, representando o prefeito de Igaraci; Dean Diniz, representando o prefeito de Conceição e José Paulo Filho (Santana dos Garrotes).

Também estiveram presentes, secretários de Agricultura Familiar e agentes dos Poderes Legislativo e Executivo dos municípios envolvidos: Belém do Brejo do Cruz, Bom Sucesso, Brejo dos Santos, Catolé do Rocha, Jericó, Mato Grosso, Riacho dos Cavalos, São Bento, São José do Brejo do Cruz e Paulista.

Após as apresentações de estratégias de implementação do Programa PB Rural, foram realizadas as exposições dos técnicos do Cooperar sobre o Fortalecimento Institucional, pela coordenadora Nalfra Batista; Salvaguardas Socioambientais, pela gerente de Operações, Elisane Abrantes; Acesso à água e redução da vulnerabilidade agroclimática, pelo técnico João Guilherme; e Alianças Produtivas, pela gerente Valdeci Freire. Em seguida aconteceu uma roda de conversas entre os técnicos do Cooperar e os representantes dos municípios envolvidos, coordenado pelo gerente de Planejamento, Gestão e Monitoramento, Flávio Luna.

Na quinta-feira (12), o município de Princesa Isabel vai instalar o 7º Seminários do Ciclo de Divulgação do
PB Rural. Na próxima semana será a vez dos municípios de Soledade, dia 17; Sumé, 18; Campina Grande, 19; Cuité, 24; Bananeiras, 25 e Itabaiana, 26, sediarem os seminários.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.