Monitoramento

Defesa Civil recebe alerta de chuvas do Cemaden e mantém equipes de plantão durante o final de semana

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Noé Estrela a equipe da Defesa Civil realiza um monitoramento permanente.

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil recebeu na manhã desta sexta-feira (12) um aviso do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) com previsão de continuidade das chuvas nas próximas horas e mantém equipes de plantão durante o fim de semana.

O alerta 1042/2019 foi aberto às 8h15. Os acumulados de precipitação são de até 50 milímetros (mm) em 48 horas no município, o que significa risco de nível moderado. Já nas últimas 24 horas, os pontos de maiores volumes de chuvas foram nos bairros do Centro, com 36mm, Cristo, 28mm e Cuiá (27,8mm).

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Noé Estrela a equipe da Defesa Civil realiza um monitoramento permanente. “Além dos alertas do Cemanden, também monitoramos as chuvas através de radares meteorológicos que nos passam imagens reais. Nosso trabalho de prevenção e manutenção é permanente e conta com uma agenda de programação semanal, atuando em vários bairros da Capital.

Ainda de acordo com Noé Estrela, durante o trabalho de prevenção e manutenção do Programa ‘João Pessoa em Ação’, já foi concluída a limpeza de todas as galerias do bairro de Mandacaru. As ações também podem ser realizadas de acordo com a maior necessidade dos bairros e comunidades.

Trânsito – A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) também fica alerta em caso de chuva intensa. Caso algum condutor precise acionar os agentes para semáforos apagados ou ruas intransitáveis por alagamentos, é só ligar para o Centro Operacional de Trânsito e Transportes (COTT). Os telefones são 3218-9420 ou 98760-2134 (whatsapp).

João Pessoa em Ação – O programa tem como finalidade realizar serviços na rede de drenagem, poda em árvores de grande porte, além da limpeza nas vias, para evitar acúmulo de lixo e areia na linha d’água, de modo que comprometa as galerias pluviais. Ao longo desses anos, o programa João Pessoa em Ação conseguiu, inclusive, tirar do mapa de risco pontos considerados críticos da cidade, com históricos de alagamentos e deslizamentos.

Além da Defesa Civil Municipal, fazem parte do programa as Secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Infraestrutura (Seinfra), Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Social (Sedes), e a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), onde são desenvolvidas ações integradas, diariamente, em vários pontos da cidade para coibir os efeitos das chuvas e evitar transtornos para a população.

Repórter PB

Destaques