Sousa/PB -
Qualificação

Paraíba avança na pós-graduação e aumenta cursos de excelência na avaliação da Capes

A Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aponta avanços expressivos na qualidade da pós-graduação na Paraíba

Por Redação do Reporterpb

16/01/2026 às 18:54

Ads 970x250
Imagem Universidade Estadual da Paraíba

Universidade Estadual da Paraíba ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da Fonte

A Avaliação Quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aponta avanços expressivos na qualidade da pós-graduação na Paraíba, com destaque para a conquista de cursos nota 7, conceito máximo da avaliação, e o crescimento no número de programas classificados como de excelência, com notas 5, 6.

O desempenho positivo dos cursos de mestrado e doutorado da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) reforça que os investimentos do Estado em ciência, pesquisa e bolsas de pós-graduação estão gerando resultados concretos para o desenvolvimento acadêmico e social da Paraíba.

Divulgada de forma preliminar na segunda-feira (12), pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a análise faz parte do processo quadrienal realizado a cada quatro anos.  Esse processo analisa a qualidade dos cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado acadêmico, mestrado profissional e doutorado), em todo o país e atribui notas de 1 a 7 a cada programa. 
 
Para chegar a esses resultados, a Capes considera critérios como produção científica, formação de mestres e doutores, impacto das pesquisas na sociedade, inovação e inserção internacional. Esses indicadores ajudam a mostrar como o conhecimento produzido nas universidades se transforma em benefícios concretos para a população.

Nos últimos anos, o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties) e da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), manteve e ampliou de forma contínua os investimentos em bolsas de mestrado, doutorado, pós-doutorado e iniciação científica.

Ao todo, mais de R$ 149 milhões foram investidos em bolsas, beneficiando milhares de estudantes e pesquisadores em diferentes etapas da formação acadêmica. Desse total, mais de 1.600 bolsas foram destinadas aos programas de mestrado, doutorado e pós-doutorado, fortalecendo diretamente a qualidade da pós-graduação no estado.
 
De acordo com o secretário da Secties, Claudio Furtado, os resultados da Avaliação Quadrienal da Capes confirmam o impacto positivo dos investimentos realizados na pós-graduação. “Ao todo, 39 programas das universidades paraibanas tiveram aumento de conceito, sendo oito da UFCG, 23 da UFPB e oito da UEPB. Esse avanço é fruto do trabalho das universidades e do compromisso do Governo da Paraíba em fortalecer a ciência, garantir bolsas e apoiar a pesquisa. Ou seja, quando investimos em educação e conhecimento, os resultados aparecem e beneficiam toda a sociedade”, destacou.
 
UEPB registra elevação de conceito em oito programas
 
Na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), oito cursos de pós-graduação melhoraram de nota entre os anos de 2021 e 2024, mostrando que a qualidade do ensino e da pesquisa na universidade vem crescendo.
 
Tiveram elevação de conceito os cursos de mestrado em Ciência e Tecnologia em Saúde, Ciências Farmacêuticas, Desenvolvimento Regional, Serviço Social, Química e Educação Inclusiva, além dos cursos de doutorado em Ecologia e Conservação da Natureza e Etnobiologia e Conservação. 
 
De acordo com a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UEPB, professora Nadja Maria Oliveira, o apoio da Secties e da Fapesq foi essencial para a consolidação dos programas de pós-graduação stricto sensu da UEPB e para o resultado na quadrienal 2021-2024 da Capes. “Para além de recursos de natureza de custeio, ao longo desse período, houve editais e recursos cujos nossos pesquisadores e programas foram contemplados para melhoria da infraestrutura de pesquisa dos laboratórios da nossa instituição através de aquisição de equipamentos de pequeno, médio e grande porte através de editais universais, de laboratórios multiusuários”, ressaltou. 
 
UFPB amplia cursos de excelência
 
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) apresentou avanços expressivos na Avaliação. Dos 77 programas avaliados, 23 aumentaram suas notas em relação à última avaliação, feita em 2021. Também cresceu o número de cursos que receberam notas mais altas (5, 6 e 7), que indicam ensino de melhor qualidade. A UFPB também passou a contar com 1 programa com nota 7, nove programas nota 6 e 24 programas nota 5, totalizando 34 cursos consolidados e de excelência.

O maior destaque foi o curso de Modelos de Decisão e Saúde, que alcançou a nota máxima 7, a mais alta dada pela Capes e que reconhece cursos com qualidade internacional. Outros cursos da UFPB também avançaram e receberam nota 6, como Educação Física, Ciências da Nutrição, Ciência e Engenharia de Materiais, Química, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Zootecnia, Produtos naturais e sintéticos bioativos, Linguística, e Biotecnologia (Renorbio).

A avaliação também evidenciou o fortalecimento da pós-graduação nos campi do interior, como Bananeiras e Areia, confirmando uma interiorização qualificada e estratégica.

UFCG conquista nota máxima e melhora avaliação de cursos

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) também teve resultados positivos: oito programas obtiveram aumento de conceito. Dos 35 programas de pós-graduação avaliados, 25 programas, o equivalente a 70% do total dos cursos, foram classificados como bons, muito bons ou excelentes, demonstrando o fortalecimento da pós-graduação da instituição.

O principal destaque foi a conquista da nota máxima 7, conceito de excelência internacional, pelos programas de Engenharia Elétrica e Ciência e Engenharia de Materiais, consolidando a UFCG como referência nacional e internacional em áreas estratégicas da ciência e da tecnologia.
 
Outros cursos da UFCG também melhoraram de avaliação. O programa de Linguagem e Ensino subiu de nota 4 para nota 5, passando de bom para muito bom. Já os cursos de História, Horticultura Tropical, Educação, Ciência Política e Administração avançaram de nota 3 para nota 4, saindo do conceito regular para bom, o que mostra a melhoria da qualidade desses programas.
“O sucesso do resultado da UFCG na Avaliação Quadrienal da Capes é consequência do compromisso dos professores e dos programas de pós-graduação em oferecer uma formação de qualidade, mesmo diante das dificuldades. Esse trabalho conta com o apoio da gestão da universidade e com a parceria do Governo da Paraíba, por meio da Fapesq, que, nos últimos anos, tem oferecido bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado com recursos do Estado, possibilitando a permanência de alunos e pesquisadores nos cursos de pós-graduação das instituições de ensino superior da Paraíba”, afirmou Claudianor Alves, pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UFCG.

Os resultados da Avaliação Quadrienal da Capes mostram que o estado segue avançando na construção de um sistema de pós-graduação cada vez mais forte, qualificado e competitivo, com impactos diretos no desenvolvimento social e econômico.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.