Sousa/PB -
Educandário

João Azevêdo entrega escola em Mangabeira e destaca investimentos do Governo da Paraíba na educação

O governador João Azevêdo entregou, na tarde desta quinta-feira (19), a reforma e a ampliação da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Bronzeado Machado, localizada no Bairro Mangabeira 2, em João Pessoa.

Por Redação do Reporterpb

19/02/2026 às 21:20

Ads 970x250
Imagem João Azevêdo entrega escola em Mangabeira e destaca investimentos do Governo da Paraíba na educação

João Azevêdo entrega escola em Mangabeira e destaca investimentos do Governo da Paraíba na educação ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da Fonte

O governador João Azevêdo entregou, na tarde desta quinta-feira (19), a reforma e a ampliação da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria Bronzeado Machado, localizada no Bairro Mangabeira 2, em João Pessoa. O Complexo Educacional recebeu investimentos superiores a R$ 2,3 milhões e passa a contar com ginásio poliesportivo, entre outros benefícios. Na ocasião, o chefe do Executivo estadual entregou, ainda, de forma simbólica, mais de 30 mil kits escolares e fardamentos para estudantes da 1ª Gerência Regional de Educação (1ª GRE) — quantidade que corresponde ao número de alunos matriculados em escolas sob a responsabilidade dessa GRE, a garantia de que todos os estudantes serão contemplados.
 
Pouco antes da solenidade, João Azevêdo destacou os avanços na educação da Paraíba. "A educação da Paraíba tem sido transformada para melhor — os índices e as metas atingidas demonstram isso. Recebemos o Selo Ouro em Alfabetização pelo Ministério da Educação, resultado de um pacto que firmamos em 2023 todos os municípios do Estado, e tivemos o maior índice de aprovação proporcional no Sisu. São conquistas que me deixam muito feliz na condição de professor — quem foi professor nunca deixa de ser —, porque são conquistas do povo paraibano", disse. 
 
Em sua mensagem aos estudantes, o governador destacou: "Que alegria estar hoje aqui recebendo essa troca grande de energia de vocês. Nunca esqueçam de que é pela educação que conquistamos os nossos sonhos — nunca é demais lembrar que a educação, assim como a saúde, também salva vidas. Durante toda a minha vida, sempre estudei em escola pública. E se hoje estou na condição de governador, é graças à educação", acrescentou, ressaltando que, das 600 escolas da Rede Estadual de Ensino, 500 já passaram por reformas e mais de 300 já foram climatizadas. 
 
O secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, também evidenciou os avanços da educação paraibana. "Esses avanços são frutos de muitos investimentos sob a liderança do governador João Azevêdo, que conhece a importância da educação na transformação de vidas. Investimentos que se concretizam em kits escolares como os que entregamos hoje, um kit pesado, com material suficiente para o ano todo, que será recebido por todos os alunos da nossa Rede Estadual", observou.
 
Já o deputado estadual Eduardo Carneiro agradeceu os investimentos da gestão do governador João Azevêdo em educação. "Como pessoense, não poderia deixar de agradecer ao governador João Azevêdo esses investimentos que transformaram a Escola Maria Bronzeado. É um Governo que firmou convênio com mais de 200 municípios para a construção de creches. E esse cuidado com a base tem feito a Paraíba chegar aonde chegou", comentou. 
 
A solenidade foi prestigiada ainda pelos seguintes auxiliares da SEE: Edilson de Amorim, secretário-executivo de Gestão Pedagógica; Pollyanna Loreto, secretária-executiva de Administração, de Suprimentos e Logística; e Erivonaldo Alves da Silva, secretário-executivo de Cooperação com os Municípios, assim como pelo secretário-chefe de Governo, Roberto Paulino.
 
Wilson Santiago, deputado federal, e João Gonçalves, deputado estadual, entre outras lideranças políticas, também estiveram presentes à solenidade.
 
Estudantes comemoram reforma — Carlos Etienne Gomes, de 16 anos, testemunhou a transformação pela qual a Escola Maria Bronzeado Machado passou depois da reforma e da ampliação. "Eu fui escolhido para, daqui a pouco, falar em nome dos meus colegas. O meu discurso vai ser de agradecimento pela sala de informática nova, pelas salas climatizadas, já que no primeiro ano foi muito sofrido por conta do calor. Isso estimula a gente a se interessar cada vez mais", disse ele, que se prepara para fazer o Enem para Ciências da Computação e foi um dos selecionados no Conexão Mundo — Chile.
 
Sophia Sacramento, também de 16 anos, chegou a estudar na Maria Bronzeado nas séries iniciais do Ensino Fundamental. "Nessa época, a minha mãe me tirou daqui porque a estrutura da escola não era legal. Com essa reforma, eu vim fazer o Ensino Médio e estou achando muito legal. Um dos problemas que tinha foi resolvido, que era muito calor em sala de aula. Agora, todas as salas têm ar-condicionado", celebrou. 
 
A ampliação da Escola Maria Bronzeado Machado contemplou o ginásio poliesportivo, com arquibancada e vestiários, e reservatórios inferior e elevado com depósito, reforçando a infraestrutura da unidade escolar. 
 
Já a manutenção abrangeu 12 salas de aula, diretoria, secretaria, coordenação, sala dos professores, cozinha, almoxarifado, despensas, paneleiro, banheiro de funcionários, casa de gás, casa de lixo, refeitório e bateria de banheiros masculino, feminino e para pessoas com deficiência (PcD). 
 
Kits escolares — O governador João Azevêdo entregou, ainda, de forma simbólica, mais de 30 mil kits escolares para o Ano Letivo de 2026, que serão distribuídos com os alunos das escolas que compõem a 1ª Gerência Regional de Educação (1ª GRE), sediada na Capital.
 
O material escolar é composto por cadernos de 10 matérias, canetas esferográficas nas cores azul, preta e vermelha, apontador com depósito, lápis grafite, régua plástica de 30 cm, transferidor 360°, esquadros 60° e 45°, borracha, caderno de desenho com 96 folhas, canetinha hidrográfica com 12 cores, cola branca, lápis de cor 12 cores, tesoura de ponta arredondada, giz de cera (12 unidades) e lápis de cor.
 
Marcos Antônio Neto, de 17 anos, aprovou o kit escolar. "O material está perfeito: boa qualidade e em quantidade suficiente pra gente conseguir botar o foco na escola e correr atrás dos nossos sonhos. O dinheiro dos meus pais já vai ficar para comprar um tênis, por exemplo, e para outras necessidades", concluiu.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.