
09/12/2025 às 18:51
O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), em parceria com o Programa Antes que Aconteça, lançou nesta terça-feira (9), no Centro Administrativo Estadual, em João Pessoa, o projeto “Antes que Aconteça nas Escolas”. A partir do início do ano letivo de 2026, a iniciativa passará a ser inserida no cotidiano das escolas da Rede Pública Estadual, por meio de uma série de atividades para estudantes e professores, ampliando a conscientização e a prevenção da violência contra a mulher em todo o estado.
Na ocasião foi assinado um “Protocolo de intenções para promover novo padrão educacional em defesa da mulher” entre a Secretaria da Educação e o Programa. O objetivo é buscar enfrentar os desafios estruturais de transformação de mentalidade entre as novas gerações. A implementação deste Protocolo insere-se as atribuições ao Governo do Estado, especialmente no que tange à formulação e execução de políticas públicas de proteção à mulher vítima de violência, bem como à promoção de equidade de gênero no ambiente escolar, abrangendo estudantes de todas as etapas da educação básica, professores, servidores escolares e famílias.
“Parabenizo a senadora Daniella Ribeiro que já vem mobilizando toda a sociedade paraibana, por meio de um programa nacional, mas tem na Paraíba seu projeto pioneiro e que vem se estendendo no país inteiro. Hoje inauguramos uma nova visão diante da problemática da violência contra a mulher. Vamos atuar na prevenção no momento que os jovens começam a construir os seus princípios de vida para que possam entender desde muito jovens que as relações tenham o respeito como base e que a violência não seja vista como algo comum. Isso nós iremos tratar nas nossas escolas e tem o apoio do Governo da Paraíba”, frisou o secretário de estado da Educação da Paraíba, Wilson Filho.
Entre as atividades que serão promovidas estão: palestras ministradas por profissionais especializados, oficinas culturais, apresentações teatrais, aplicação de rodas de conversa e círculos de reflexão e empatia, realização de campanha de sensibilização escolar, mobilização para a comunidade escolar, apoio aos gestores das unidades escolares estaduais na organização do cuidado e acolhimento às adolescentes e mulheres da comunidade escolar, entre outras ações.
“O secretário de Wilson Filho abraçou a ideia e vamos iniciar de 2026. A Paraíba mais uma vez é pioneira no Brasil tratando da prevenção efetivamente quando vamos trabalhar isso dentro das escolas. Vamos contar com todos os professores e equipe técnica e da secretaria e os alunos que vão receber aquilo que já é Lei que trata esse tema de forma transversal com força da necessidade que temos hoje na Paraíba e todo o país. Nós vamos trabalhar essa temática em todos os 223 municípios e as escolas terão materiais específicos para Ensinos Fundamental I e II, além do Ensino Médio”, detalhou a senadora Daniella Ribeiro.
O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, esteve presente no lançamento do evento e frisou a importância do programa nas escolas. “Essa não é uma luta das mulheres, mas de toda sociedade, de todas as famílias e principalmente dos homens que são os principais autores dessas ações violentas. Por isso temos que trazer essa temática para as escolas, por meio da educação que podemos prevenir trazendo informação, formações e diversas atividades”, pontuou.
Também estiveram presentes no evento a coordenadora estadual do Programa Antes que Aconteça e segunda dama da Paraíba, Camila Mariz, representantes do Tribunal de Justiça da Paraíba, Ministério Público da Paraíba, Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, do Conselho Nacional de Justiça. Além do secretário de Cooperação com os Municípios, Erivonaldo Alves, a secretária executiva de Administração, de Suprimentos e Logística, Pollyanna Loreto.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera