Sousa/PB -
Programação

Usina Energisa dá dicas de artistas e filmes paraibanos para curtir durante esse período de isolamento social

O que não falta na Paraíba é talento, seja na música, no cinema, nas artes visuais ou na literatur

Da Redação Repórter PB

23/03/2020 às 10:43

Tamanho da fonte

Devido à situação atual que o Brasil e o mundo estão vivendo, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Estado, a Usina Energisa suspendeu sua programação cultural. No entanto, neste momento em que é importante ficar recluso e evitar aglomerações, ainda é possível se divertir e apoiar os artistas paraibanos, valorizando nossa cultura local.

O que não falta na Paraíba é talento, seja na música, no cinema, nas artes visuais ou na literatura. Para entreter o público nesse período, a Usina Energisa separou algumas dicas de artistas e filmes paraibanos para curtir em casa.

Música

A cena cultural paraibana é repleta de artistas e bandas que fazem sucesso dentro e fora do estado. São músicos talentosos que se destacam nacionalmente e encantam os mais variados gostos.

Nathalia Bellar

Natural de João Pessoa, Nathalia Bellar é uma das grandes revelações da música paraibana. Com sua voz inconfundível, a cantora começou a carreira interpretando grandes nomes da música brasileira, como Elis Regina, Dominguinhos e Lenine.

Em janeiro de 2020, Nathalia Bellar lançou o seu primeiro álbum, “Catavento”. O disco tem 7 canções inéditas e três regravações, escritas por ela e outros compositores nordestinos. Entre os artistas que assinam as faixas estão Lula Queiroga, Chico Limeira, Totonho, Titá Moura e Wister. O álbum está disponível nas plataformas digitais.

Banda-Fôrra

A Banda-Fôrra é formada por Guga Limeira, nos vocais, Ernani Sá e Hugo Limeira, nas guitarras, Matteo Ciacchi, no baixo, e Lucas Benjamin na bateria. O nome foi inspirado na história do Brasil: faz referência a como se chamavam as pessoas filhas de mãe escrava e pai branco.

O grupo surgiu em 2014 e, no ano seguinte, lançou um EP homônimo. Em 2018, veio o primeiro álbum de estúdio, “Trilha”, com oito faixas. O trabalho é resultado de uma mistura de influências que vão da música nordestina ao rock alternativo.

Renata Arruda

Renata Arruda é uma cantora e compositora paraibana, com mais de 30 anos de carreira. Ela já fez parcerias com Elba Ramalho, Chico César e outros artistas que são destaque no cenário nacional. Com nove álbuns de estúdio lançados, suas músicas já fizeram parte de trilha sonora de novelas como “Fera Ferida” e “Andando nas Nuvens”, além de filmes e séries.

A discografia de Renata Arruda une mpb, rock, pop e outros ritmos brasileiros como samba e frevo. É possível conferir o trabalho da cantora e compositora paraibana nas plataformas digitais.

Gatunas

Foi com o lema “elas querem é poder” que a banda Gatunas surgiu em João Pessoa em 2017. O power trio é formado por Morgana Morais, nos vocais e baixo, Ruanna Gonçalves, nos vocais e guitarra, e Marcondes Orange, na bateria. As músicas da banda abordam a violência contra a mulher e LGBTQfobia, assim como a importância do empoderamento feminino.

Cinema

Quando o assunto é cinema, a Paraíba também se destaca. Além dos atores talentosos que brilham nas telas e nas premiações, existem várias produções paraibanas que valem a pena conferir.

O Diário de Márcia (2011)
Dirigido por Bertrand Lira, o documentário conta a história da transsexual Márcia Gadelha, então servidora do Setor de Cerimonial da Câmara Municipal de João Pessoa. Como em um diário, Márcia narra um resumo da própria existência e da superação de desafios. O curta está disponível gratuitamente no Youtube.

Sophia (2013)

O curta dirigido por Kennel Rogis, conta a história de Joana, mãe dedicada, que por meio de experiências sensoriais busca entender melhor o universo da filha, Sophia. A produção foi escolhida como Melhor Filme no 9º CineFest Votorantim SP, no 7º Fest Aruanda e no 6º Curta Taquary. É possível assistir gratuitamente no YouTube.

A Noite Amarela (2019)
O filme “A Noite Amarela”, dirigido por Ramon Porto Mota, foi gravado nas cidades de Cabedelo, Campina Grande e Conde. Na trama, um grupo de adolescentes vai até uma casa de praia localizada em uma ilha pequena e afastada para comemorar o fim do ensino médio. Com o passar das horas, eles vão percebendo que há algo estranho no lugar. O longa está disponível para compra ou locação no Youtube e Google Play.

Fonte: Repórter PB

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.