27/01/2025 às 20:06
Entre a sexta-feira (24) e o domingo (26), o Hospital e Maternidade Estevam Marinho, em Coremas, atendeu 174 pessoas na urgência do ambulatório médico. A unidade, que integra a rede de saúde do Governo da Paraíba, atende casos de urgência e emergência de baixa complexidade, além de clínica médica e maternidade.
Das 174 pessoas atendidas, 69 procuraram o serviço na sexta-feira (24), mais 60 no sábado (25) e outras 45 foram atendidas no domingo (26). Destas, oito pessoas precisaram ser internadas para observação e cuidados posteriores. As causas foram: pneumonia adquirida da comunidade (PAC), pneumonia, infecção, pielonefrite (infecção bacteriana nos rins), dor abdominal, infarto agudo do miocárdio e edema.
Durante o plantão do final de semana, as causas mais recorrentes de procura pelo serviço foram de pessoas com queixas de dores, com 38 registros, seguido de casos de diarreia, com nove ocorrências, e de sintomas de síndrome gripal, com mais nove registros, e crise nervosa, com sete atendimentos. O hospital registrou ainda seis casos de cefaleia, quatro de quedas, outras quatro de reação alérgica e mais quatro casos de obstrução, além de atender duas vítimas de sinistros de trânsito com moto e uma que se feriu com objeto perfurocortante.
Fonte: Secom
Para ler no celular, basta apontar a câmera