Sousa/PB -
Combate a Doença 

Secretaria de Saúde de Aparecida encerra mês de julho com enfoque a Campanha de Combate às Hepatites Virais

Grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, a hepatite é a inflamação do fígado.

Por Redação do Reporterpb

01/08/2022 às 17:41

Imagem Secretaria de Saúde de Aparecida encerra mês de julho com enfoque a Campanha de Combate às Hepatites Virais

Secretaria de Saúde de Aparecida encerra mês de julho com enfoque a Campanha de Combate às Hepatites Virais ‧ Foto: Divulgação

Tamanho da fonte

A Secretaria de Saúde encerrou o mês de julho, dedicado a Campanha de Combate às Hepatites Virais, com palestras e atividades voltadas para prevenção e conscientização sobre o diagnóstico da doença.

Grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, a hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.

São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Existem, ainda, os vírus D e E, esse último mais frequente na África e na Ásia. Milhões de pessoas no Brasil são portadoras do vírus B ou C e não sabem.

Elas correm o risco de as doenças evoluírem (tornarem - se crônicas) e causarem danos mais graves ao fígado, como cirrose e câncer. Por isso, é importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam a hepatite.

Fonte: Ascom

Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera

Comentários

Aviso Legal: Qualquer texto publicado na internet através do Repórter PB, não reflete a opinião deste site ou de seus autores e é de responsabilidade dos leitores que publicam.