
18/02/2026 às 09:47
O verão convida ao lazer, mas exige atenção redobrada à saúde ocular. A fotoceratite, lesão causada pela radiação ultravioleta, pode comprometer a visão. Os sintomas incluem sensação de areia nos olhos, ardência, vermelhidão e sensibilidade à luz.

A condição é comparável a uma queimadura na superfície do olho, que provoca descamação da córnea e inflamação local. A exposição direta ou indireta ao sol sem proteção adequada é o principal fator de risco. Os primeiros sinais costumam surgir poucas horas depois da exposição ao sol.
Entre os sintomas mais comuns estão sensação intensa de areia nos olhos, ardência, dor, vermelhidão, lacrimejamento e sensibilidade à luz. Os sintomas de fotoceratite costumam ser temporários e, na maioria dos casos, tratados com colírios lubrificantes.
No entanto, a exposição solar frequente e sem proteção pode causar danos a longo prazo, como catarata precoce, causada pelo envelhecimento antecipado do cristalino, pterígio, conhecido como carne no olho, que pode exigir cirurgia, e degeneração macular relacionada à idade, uma doença grave da retina que pode levar à perda irreversível da visão.
A oftalmologista clínica e cirúrgica Lara Murad cita os principais hábitos que aumentam o risco de desenvolver a doença.
"Ela pode estar associada ao uso inadequado de lente, banho de mar, piscina, exposição exagerada à luz do sol, aqueles dias muito claros em que as pessoas ficam muito tempo na claridade, sem uma proteção adequada. Esse quadro de ceratite pode dar secreção, borramento da visão, sensibilidade à luz, o olho fica muito vermelho e até uma dor importante pode aparecer em alguns casos."
A prevenção é fundamental para evitar problemas graves de visão. Crianças precisam de atenção especial com uso de chapéus, bonés e protetores solares adequados.Lara Murad fala de outros cuidados para prevenir e tratar a fotoceratite.
"Ter muito cuidado e muita responsabilidade no uso de lente de contato, cuidado com o contato da lente de contato com a água, praia e piscina e nunca se automedicar. Você deve procurar um oftalmologista para evitar que o quadro se agrave e que a gente possa interferir com o tratamento adequado desde o início dos sintomas."
Para garantir uma proteção eficaz, verifique se as lentes possuem proteção contra radiação ultravioleta e se podem ser testadas em aparelhos específicos. Além disso, evite adquirir óculos de procedência duvidosa.
3:19Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera