Sousa/PB -

Extras

Na festa dos excessos é preciso atenção para não abusar do álcool

Rádio Agência

17/02/2026 às 08:30

Tamanho da Fonte

Conhecida como a festa dos excessos, o carnaval para alguns é um voucher para beber sem limites. E o consumo indiscriminado do álcool nesse período preocupa especialistas que reforçam uma alerta importante: evitar o excesso de bebidas alcoólicas para garantir que a diversão não se transforme em problemas.

De acordo com a psicóloga do Centro de Acolhimento e Tratamento de Alcoolistas das Obras Sociais Irmã Dulce, Lívia Santana, o abuso de álcool pode trazer consequências à saúde, além de acidentes de trânsito e situações de vulnerabilidade.

"A gente sabe que o Carnaval é sinônimo de alegria, traz a oportunidade de encontros, mas também é um período que esse consumo costuma aumentar bastante.  O álcool em excesso traz grandes riscos para a saúde e para a segurança de quem está na rua, de quem está saindo em busca de diversão. Então beber demais pode causar o que a gente já sabe que é a desidratação, a gente pode também ter a perda da coordenação motora e pode até ocasionar também desmaios.  Além disso,  desses sintomas que gente comumente já sabe, tem também o excesso que pode prejudicar o julgamento, o senso crítico, aumenta o risco de acidentes..."

A especialista ressalta que para as pessoas que enfrentam o alcoolismo, o carnaval pode representar um período ainda mais delicado, que quer atenção redobrada.

"Para as pessoas alcolístas que trazem prejuízos para a vida financeiro das relações sociais interpessoais,  aí a gente já entende que o carnaval continua, é uma extensão, porque essas pessoas elas bebem de forma descontrolada. Aqui nós temos pacientes que muitas vezes não conseguem curtir o carnaval porque  já estavam embriagados desde o primeiro dia. É importante que essas pessoas percebendo, elas busquem ajuda. Por que as problemáticas elas são as mesmas, os prejuízos são os mesmos ou até piores. São pessoas que já trazem a  genética. Então é preciso ter atenção redobrada com essas pessoas que realmente já apresentam prejuízos para a saúde."

A psicóloga também lembra que reconhecer que o álcool está causando problemas e pedir ajuda é um passo mais importante para a recuperação.

"Se essa pessoa tiver interesse em buscar ajuda é importante que venha até a nossa equipe e faça uma avaliação. Porque às vezes ainda há aquela dúvida:Será que eu sou? Será que eu não sou? Será que a bebida realmente traz prejuízo para a minha vida? Será que eu consigo controlar esse consumo? Aí você vem até um especialista que nós fazemos essa avaliação e informamos como pode ser feito um tratamento.

2:53

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera