
09/02/2026 às 21:35
Por conta do alto acumulado de chuvas nas últimas 72 horas, a Defesa Civil aqui do estado mantém 30 municípios em atenção para deslizamentos de terra. 

A chance é ainda maior em regiões onde choveu recentemente e em áreas de encosta, e a população deve redobrar a atenção nessas condições.
Entre as cidades estão a capital paulista, Francisco Morato, Franco da Rocha, São Luiz do Paraitinga, e municípios do litoral como Santos, Guarujá, Bertioga e Ubatuba.
A operação do Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil acontece no período chuvoso no estado, entre dezembro e março e conta com quatro níveis. No estágio de atenção, os municípios adotam medidas preventivas, como acompanhar a situação em áreas de risco, com monitoramento das condições do solo, além de realizar campanhas de conscientização com a população.
Segundo a Defesa Civil do Estado, quem mora em áreas de risco deve ficar atento a sinais como rachaduras no solo e em paredes, árvores inclinadas e estalos em encostas. A orientação em caso de risco iminente é deixar o local e acionar a Defesa Civil pelo telefone 199.
1:37Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera