Sousa/PB -

Extras

Do pesadelo ao sonho: modelo de escola de Cubatão será aplicado em SP

Rádio Agência

06/02/2026 às 11:22

Tamanho da Fonte

Uma escola pública de Cubatão, município da Baixada Santista, foi eleita a melhor do mundo na categoria “Superação de Adversidades” pelo World 's Best School Prize, premiação realizada por uma organização internacional que conecta escolas de vários países.

O modelo da unidade de Cubatão será replicado em cem instituições estaduais de São Paulo. A Escola Estadual Parque dos Sonhos já foi conhecida como “parque dos pesadelos” por causa de episódios frequentes de violência e vandalismo. O diretor da unidade escolar, Regis Marques, conta que, logo que assumiu o posto, em 2016, se deparou com uma série de depredações na escola.

“Segundo dia, as janelas tinham sido apedrejadas. No quarto dia, quebraram os blocos de uma reforma que a gente tava fazendo. Começaram as aulas, quebraram os ventiladores. Depois, teve um assalto...”.  

Frente a esses desafios, a primeira ação de Regis foi definir a função social da escola como ponto de não-violência e visitas às casas dos alunos com escuta ativa para entender o que gostariam de ter na escola. Com isso, foi em busca de dinheiro para reformar o local depredado e conseguiu apoio da iniciativa privada.

“Os alunos começaram a acreditar que uma transformação era possível, porque, até então, ninguém fazia nada pra eles. A escola era um braço do estado, mas que nunca chegava e nunca melhorava a vida deles. Como em 2016 só tinha 116 alunos, eu recebia R$ 1,6 mil a cada seis meses pra manter uma escola que tem quatro andares. Dois anos depois, quem conseguiu tinta para pintar a escola foram os professores, voluntariamente”.     

O Matheus Vieira tem 14 anos e está no nono ano. Ele estuda no Parque dos Sonhos há 5 anos e conta que encontrou na escola a chance de desenvolver novas habilidades.

“Quando eu passei pro sexto ano, eu aprendi a jogar vôlei e me destaquei. Agora eu sou do time”.

 

Leitura de território 

A prática adotada pela escola de Cubatão será implantada em outras cem unidades da rede estadual no projeto “Rede Escola dos Sonhos”, com foco nos locais com maior índice de vulnerabilidade. Daniele Quirino, Diretoria de Clima, Convivência e Proteção Escolar da secretaria de Educação do Estado de São Paulo, explica que os diretores de cada escola farão uma leitura de território, para entender as necessidades específicas locais.

“O diretor Regis mandou ofícios solicitando parceria para vários institutos. Mas ele olhou para aquele território também. O que que aquela comunidade, onde a escola está inserida, pode nos oferecer do ponto de vista de desenvolvimento. Por exemplo, aqui na nossa comunidade, a gente tem um mestre de capoeira. Será que esse mestre, com todo conhecimento dessa cultura tão importante pode vir pra escola e ofertar essa metodologia?”.  

 

Transferência de responsabilidade

Fernando Cássio, professor da Faculdade de Educação da USP e membro da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, reconhece as conquistas da equipe da escola de Cubatão, mas atenta para a transferência de responsabilidade do Estado para as próprias escolas e a lógica clientelista de emendas parlamentares.

“Transfere para as escolas todo o ônus de modificar a própria realidade. O estado não está propondo políticas, programas, enriquecendo a formação. Na lógica clientelista de emenda parlamentar, coloca as escolas para competirem umas com as outras, numa lógica individualista, em que um diretor está competindo com o vizinho, pra ver quem consegue trazer um dinheiro. Uma lógica totalmente privada”.

Fernando Cássio destaca outras adversidades enfrentadas nas unidades de ensino público.

“É também os salários dos professores, as condições de trabalho, o estreitamento curricular... são várias outras adversidades que vão tolhendo a capacidade da escola pública ser um espaço de acesso ao conhecimento pra todo mundo”.

Antes da implantação do modelo nas escolas, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo vai realizar atividades de formação com as equipes pedagógicas.

*Com produção de Dayana Vitor

4:50

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera