
31/01/2026 às 11:09
O vírus Nipah, que teve dois casos confirmados na província indiana de Bengala Ocidental, na Índia, tem potencial baixo de causar uma nova pandemia e não representa uma ameaça para o Brasil. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (30) pelo Ministério da Saúde, em alinhamento com a Organização Mundial de Saúde.

De acordo com o Ministério, não há qualquer indicação de risco para a população brasileira, e as autoridades de saúde seguem em monitoramento contínuo. A pasta também informou que o último dos dois casos confirmados na Índia foi diagnosticado em 13 de janeiro.
O Nipah já foi identificado outras vezes no Sudeste da Ásia. Segundo a Organização Mundial da Saúde, ele foi descoberto em 1999, em um surto entre criadores de porcos na Malásia.
O vírus Nipah pode levar a uma série de manifestações clínicas, como infecção respiratória aguda e encefalite. Na Índia, a incidência está ligada à presença de uma espécie de morcegos que serve de hospedeiro para o vírus. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, não existem medicamentos ou vacinas específicos para a infecção.
1:08Continuar lendo ...
Para ler no celular, basta apontar a câmera