
31/01/2026 às 12:40
A febre amarela é o alvo do "dia D" de vacinação, neste sábado (31), em mais de 20 municípios do estado de Goiás. A campanha foca em toda a Região Metropolitana de Goiânia e em cidades com circulação confirmada do vírus da doença.

A iniciativa, em parceria com o Ministério da Saúde, leva em conta que o estado registrou a febre amarela em 38 primatas, apesar de não haver registro de humanos infectados. No entanto, é preciso ter cuidado com o vírus em circulação, já que a febre amarela é transmitida às pessoas pela picada de mosquitos infectados. Lembrando que os macacos não transmitem o vírus para humanos, mas sim os mosquitos que picam esses animais.
Quem mora nas cidades goianas onde ocorre o "dia D" está recebendo avisos do governo federal via Gov.br ou Whatsapp. Lembrando que todas as pessoas de 9 meses a 59 anos de idade podem se vacinar de graça pelo SUS, e a imunização é a principal forma de prevenir contra a doença.
Em todo o Brasil, entre julho de 2024 e junho de 2025, 49 pessoas morreram por complicações da febre amarela — que foi confirmada em 123 humanos, naquele período.
Vale lembrar que apesar de o "dia D" focar na febre amarela, ele também é uma boa chance de atualizar a caderneta de vacinação com outros imunizantes oferecidos pelo SUS.
1:35Continuar lendo ...
Para ler no celular, basta apontar a câmera