
28/01/2026 às 08:50
O Hospital Oftalmológico Cynthia Charone atende pacientes do SUS desde novembro de 2025, abrindo as portas para a rede pública de saúde. A oftalmologia é uma das áreas prioritárias do programa que vai garantir para o SUS, apenas neste hospital especializado na área, mais de 740 cirurgias da especialidade por ano, que totalizam mais de R$ 3,6 milhões. No hospital, os pacientes da rede pública serão submetidos a cirurgias de média e alta complexidade. A avó de paciente Rosilene Silva, dona de casa, aprovou a iniciativa.

"O meu neto já está há mais de dois anos que ele está aguardando e o problema na vista vai só agravando, né? E agora com esse programa, graças a Deus, melhorou bastante".
Desde o início dos atendimentos pelo programa do governo federal em 19 de novembro, o hospital também atendeu pessoas que moram em Santa Bárbara, Acará, Santa Izabel e Benevides. O "Agora Tem Especialistas" é realizado em parceria com os estados e municípios, que são responsáveis pelo agendamento dos procedimentos nos hospitais privados, segundo os critérios de suas centrais de regulação.
Como contrapartida aos atendimentos prestados, o hospital privado de Belém e todos que já estão atendendo pelo programa receberão créditos financeiros para o pagamento de tributos federais vencidos ou a vencer. Essa é uma iniciativa do “Agora Tem Especialistas”, que mobiliza toda a estrutura de saúde no atendimento no SUS. O objetivo é reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias.
O superintendente do Ministério da Saúde no Pará, Del Viana, informa como funciona o programa.
1:57Continuar lendo ..."A exemplo, temos o grupo Cynthia Charone, do centro especializado em olhos, com uma capacidade de realizar 744 procedimentos por ano, com investimento anual de R$ 3,6 milhões. O atendimento é gratuito, onde a Secretaria de Estado vai encaminhar as pessoas que estão na fila do SUS aguardando por consultas, exames e cirurgias através do sistema de regulação".
Para ler no celular, basta apontar a câmera