
28/01/2026 às 15:41
Uma vistoria da prefeitura de Congonhas, em Minas Gerais, encontrou movimentação de materiais por enxurrada dentro da área da CSN Mineração. No entanto, foi descartado o rompimento do sump, que é um fosso usado para drenagem, ou de outras estruturas do empreendimento.

A fiscalização aconteceu entre os dias 23 e 27 deste mês, após denúncias de moradores.
Segundo a prefeitura, os episódios identificados são decorrentes de deficiências nos sistemas de drenagem das vias internas da mineradora.
No Dique do Fraille, na região do bairro Plataforma, os técnicos exigiram adequações na estrutura para suportar a quantidade de material que chega. A cachoeira Santo Antônio também foi afetada pelas enxurradas.
A prefeitura afirmou que adotará as medidas administrativas cabíveis, incluindo a lavratura de autos de infração contra o empreendimento.
Em nota, a CSN afirmou que o carreamento de resíduos apontado está relacionado à drenagem de estradas de terra e acessos da região, assim como arrasto de galhos pelas fortes chuvas. O caso não tem qualquer relação com barragens ou com as atividades operacionais da Companhia.
Segundo a mineradora, as estruturas inspecionadas têm a função de contenção de sedimentos e passam por manutenções e limpezas periódicas.
A nota ainda destacou que o próprio comunicado da prefeitura afirma que “não houve qualquer extravasamento, transbordamento, rompimento ou anormalidade em quaisquer das estruturas de barragem ou contenção de sedimentos da Companhia”.
1:30Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera