
18/01/2026 às 09:30
No verão, para realizar procedimentos estéticos, é preciso um planejamento prévio para aproveitar a estação com segurança e ter bons resultados, sempre buscando o bem-estar e a renovação da pele. A dermatologista do Hospital Mater Dei Salvador, Ana Lísia, explica que tipo de tratamento deve ser evitado neste período do ano.

"Tem alguns tratamentos estéticos na pele que podem gerar uma vermelhidão, podem gerar uma irritação. Essa vermelhidão, essa irritação, somada à exposição solar, pode resultar numa mancha, numa pigmentação aumentada em uma determinada região. E aí isso pode ser temporário ou pode ser definitivo, entendeu? Então tem que ter esse cuidado. Fora que assim, no período de verão, além da gente estar com a grande área da pele exposta e isso aumenta a exposição ao raio ultravioleta, a gente também está se expondo mais a ambientes externos, a areia da praia, a água do mar, região de clubes de convivência coletiva. Então a chance de você com um pequeno ferimento, uma pequena lesão de pele por conta do procedimento, você adquirir uma infecção, uma bactéria indevida entrar ali e causar um problema também existe essa possibilidade", afirma.
A dra. Ana Lísia informa que o ideal é deixar para realizar os procedimentos estéticos na pele após o verão. Mas, caso não seja possível, é necessário ficar atento a alguns cuidados.
2:33Continuar lendo ..."Você realizando um procedimento com um preparo importante da pele, o uso do protetor solar, o cuidado nas primeiras 24, 48 horas, né, que ainda está ali aquele ferimentozinho na pele. Vamos dizer: você vai realizar uma toxina botulínica, é uma injeção na pele. Então você fura a pele para poder colocar a toxina no músculo. Esse pequeno furo, nas primeiras 24, 48 horas, é interessante que se espere haver um fechamento disso, né? A formação de uma crostinha ou de um fechamento que a gente não observa, mas que já protege aquele ponto de entrada, né, da toxina, do preenchimento. A gente evita nesse período de muito sol, a gente evita fazer peelings mais profundos, uso de ácidos mais importantes, mais intensos, que possam descamar o rosto, que possam causar, como eu disse, uma vermelhidão, uma irritação. Evitar um agulhamento, uma abrasão", completa.
Para ler no celular, basta apontar a câmera