
13/01/2026 às 12:51
O volume de serviços no Brasil teve variação negativa de 0,1% em novembro do ano passado, frente ao mês anterior, interrompendo uma sequência de nove resultados positivos. 

Assim, o setor se encontra 20% acima do nível de fevereiro de 2020, antes da pandemia, e 0,1% abaixo do recorde da série histórica, alcançado em outubro de 2025.
Na comparação de novembro do ano passado com o mesmo mês de 2024, o volume de serviços cresceu 2,5%, vigésimo resultado positivo consecutivo.
Essas informações são da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta terça-feira pelo IBGE.
Duas das cinco atividades pesquisadas apresentaram queda em novembro: transportes, com menos 1,4%, e informação e comunicação, com menos 0,7%.
Por outro lado, os setores de profissionais e administrativos e de outros serviços mostraram avanços na comparação com outubro de 2025. Já os serviços prestados às famílias ficaram estáveis em novembro.
Segundo o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, o resultado de novembro “reflete uma certa manutenção do setor de serviços em patamares elevados, já que no mês anterior o setor havia alcançado o topo da sua série histórica, iniciada em janeiro de 2011”.
O acumulado no ano de janeiro a novembro de 2025 foi de dois vírgula sete porcento, liderado pelo setor de setor de informação e comunicação, que cresceu 5,4%. Também registraram avanços os setores de transportes, dos profissionais, administrativos e complementares, e dos prestados às famílias.
1:44Continuar lendo ...
Para ler no celular, basta apontar a câmera