
13/01/2026 às 13:05
A cidade do Rio de Janeiro continua sofrendo com as altas temperaturas e entrou no terceiro dia com o nível 3 do protocolo de calor. Esse estágio é caracterizado por calor alto com previsão de permanência ou aumento por pelo menos três dias consecutivos.

Na segunda-feira (12), a capital fluminense atingiu a temperatura mais alta do ano, 41,4°C, na Zona Oeste. De acordo com o Sistema Alerta Rio, a previsão para hoje é de nebulosidade variável com predomínio de céu parcialmente nublado. As temperaturas permanecerão estáveis e elevadas, com mínima prevista de 22°C e máxima de 39°C.
É importante lembrar que essa mudança no nível do protocolo de calor não alterou o estágio operacional da cidade. O Rio permanece no estágio 1. A meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Anete Fernandes, explica os motivos do forte calor no Rio de Janeiro.
"Nós estamos em pleno verão, uma época em que a região Sudeste enfrenta o período chuvoso. Então, nesta época do ano, as temperaturas, elas são fortemente controladas pela nebulosidade, pela quantidade de nuvens. Quando a gente tem um período sem chuva ou com poucas nuvens, favorece para que as temperaturas se elevem muito. Esse período de dias consecutivos sem chuva durante a estação chuvosa nós denominamos de veranico. Então a ausência de chuva é a razão das altas temperaturas observadas no Rio de Janeiro", diz.
Até sexta-feira, o Sistema Alerta Rio informa que, por conta da atuação de áreas de instabilidade associadas ao calor, a previsão para a cidade é de céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva isoladas na tarde e noite.
O Centro de Inteligência em Saúde do Estado do Rio de Janeiro informa que há previsão de excesso de calor em sete dos 92 municípios fluminenses. A capital fluminense entrou na lista e continua na terça-feira com estimativa de nível vermelho extremo em Guapimirim, na Região Metropolitana.
Para enfrentar o calor extremo, a Secretaria de Saúde instalou pontos de hidratação externa nas 27 unidades de pronto atendimento para a população vulnerável, além de oferecer sais de hidratação para idosos e crianças.
2:56Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera