
12/01/2026 às 13:30
Treze crianças menores de 2 anos morreram em Minas em 2025 por complicações causadas pelo vírus sincicial respiratório (VSR), principal causador da bronquiolite e pneumonia nessa faixa etária. No ano passado, foram 803 casos confirmados. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, a infecção responde pela maior parte das internações de crianças pequenas, e o período de maior incidência ocorre nos primeiros meses do ano.

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, é preciso cuidado com as crianças menores de dois anos nesta época do ano.
"Fevereiro, março e abril, esse vírus essencial ele transmite muito rapidamente. Vocês vão perceber, isso vai acontecer, que, do mesmo jeito que nós estamos, teremos as urgências vazias; de uma hora para outra, elas lotam, de uma hora para outra. Parece até falta de planejamento, mas não é, é o comportamento. O vírus, de repente, começa a transmitir de uma maneira eh é, que enche os pontos de atendimentos. Então, por isso que, nessa época de grande transmissão, vamos ser mais cuidadosos com as crianças pequenininhas. Crianças com menos de 2 anos: evitar, nessa época, é, ficar indo em grandes locais de de movimentações, sendo passado de mão mão em mão, né? Porque esse vírus tá nas mãos das pessoas, as pessoas portam esse vírus. Essas criancinhas têm que ser protegidas nessa época."
Uma das estratégias para reduzir os casos é a vacinação das gestantes a partir da 28ª semana. A nova vacina aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2024 já está sendo aplicada no estado, mas o número de imunizações ainda é reduzido. A secretaria informou que, até o início deste ano, 46,9 mil gestantes foram vacinadas contra o VSR.
A vacina está disponível nas unidades de saúde e é aplicada conforme orientação das equipes médicas durante os exames pré-natal.
2:03Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera