Sousa/PB -

Extras

Governo anuncia criação de rede de "hospitais inteligentes" do SUS

Rádio Agência

07/01/2026 às 12:58

Tamanho da Fonte

O governo anunciou nesta quarta-feira a criação da Rede Nacional de Hospitais e Serviços Inteligentes do SUS. A medida prevê investimentos de R$ 1,7 bilhão e a construção do primeiro hospital público inteligente do Brasil.

O contrato de financiamento foi assinado pelo presidente Lula com o Banco do Brics, presidido por Dilma Rousseff, em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília. As ações incluem a modernização de unidades hospitalares do SUS, que contarão com 14 UTIs automatizadas, funcionando de forma interligada em diversos estados.

A iniciativa contará com serviços modernos e inovadores para aumentar a capacidade de atendimento, qualificando os cuidados de saúde para a população. O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que o SUS vai oferecer serviços que nem os maiores hospitais privados do Brasil oferecem:

"Nós vamos constituir uma rede de serviços de hospitais, de UTIs conectadas em todo o país, que vai trazer o que tem de mais moderno hoje em relação à medicina de alta precisão, de alta tecnologia, do uso da inteligência artificial, que o SUS vai ajudar a liderar esse processo de incorporação tecnológica no Brasil. Inclusive, atraindo — e o papel também do Ministério da Saúde é liderar esse processo de incorporação tecnológica — inclusive atraindo o setor privado, os hospitais privados vão poder participar desse esforço de transferência tecnológica", diz.

Segundo Padilha, a ideia é ampliar o acesso à atenção especializada e reduzir o tempo de resposta, além de elevar os padrões de eficiência:

"O que que são os chamados 'hospitais inteligentes'? Não significa que os outros não são inteligentes. São hospitais que utilizam da mais alta tecnologia de informação e da inteligência artificial, da conexão dos seus equipamentos, utilizando uma rede que se sustenta, internet que consegue garantir essa conexão, que permite você fazer atendimento à distância, monitoramento à distância, o uso da inteligência artificial para acelerar os diagnósticos", explicou.

O hospital inteligente atenderá os pacientes da rede pública com medicina de alta precisão, com uso de inteligência artificial e outras tecnologias. A ideia é que ele seja referência nacional e modelo de assistência em saúde.

2:20

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera