
08/01/2026 às 15:00
Famílias paraibanas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) já podem contar com um alívio extra no orçamento doméstico.
O novo Desconto Social de Energia Elétrica, iniciativa do Governo Federal operada pela Energisa, oferece uma redução de até 13,16% no valor da conta de luz. O benefício é voltado para residências com renda mensal entre meio e um salário-mínimo por pessoa e que possuam consumo de até 120 kWh por mês.
Diferente de outros programas, a concessão deste desconto é automática. A Energisa cruza os dados do Governo Federal e aplica a isenção de encargos diretamente na fatura dos clientes que mantêm o CadÚnico atualizado e são titulares da conta de energia. Famílias indígenas e quilombolas que cumprem os requisitos de renda também têm direito à redução.
Caso o beneficiário more em um imóvel onde a conta não está em seu nome, a distribuidora orienta a regularização da titularidade pelos canais digitais.
É importante ressaltar que o novo incentivo não altera as regras da já conhecida Tarifa Social, que continua garantindo gratuidade para consumos de até 80 kWh para famílias com renda per capita de até meio salário-mínimo ou beneficiários do BPC.
Para quem ainda não possui o registro federal, a orientação é procurar o CRAS do seu município para realizar ou atualizar o cadastramento, garantindo assim o acesso aos benefícios tarifários.
Fonte: Repórter PB
Para ler no celular, basta apontar a câmera