
30/12/2025 às 14:34
Na virada do ano, enquanto alguns brindam e fazem promessas, outros seguem rituais que atravessam gerações. Estas práticas funcionam como gatilhos psicológicos e espirituais, ajudando a focar a mente em objetivos concretos. E eu fui às ruas para saber: Você faz alguma simpatia de fim de ano? Tem quem siga à risca.

Se funcionam ou não, fica no campo da crença, mas uma coisa é certa: as simpatias continuam fazendo parte do imaginário popular e do ritual de despedida de um ano e de boas-vindas a outro.
A aposentada Maria Andrade está contente com os resultados.
Colocar algumas folhas de louro na carteira para atrair dinheiro, bem como sete caroços de romã. Aí, no caso, come a romã e guarda os caroços, é isso? Exatamente. Olha só. E aí, ano passado, a senhora fez, deu certo? Deu muito certo. Então, tem dinheiro sobrando? Mais ou menos.
As simpatias estão ligadas à comida, como comer lentilha para atrair dinheiro ou guardar a semente da romã na carteira. Outras envolvem o corpo, o mar ou as cores escolhidas para a roupa da virada. A esteticista Helen Fernandes afirma que tem funcionado.
Ano passado eu fiz de pular as sete ondinhas e, graças a Deus, tudo foi fluindo, viu? Estou construindo minha casa agora, graças a Deus, e eu espero que mantenha assim e muitas bênçãos venham a acontecer.
Para muitos, é uma forma de atrair boas energias e garantir um novo ano repleto de positividade, um jeito simples de marcar a passagem de um ciclo para o outro. Para a biomédica Mariana Mendes, a simpatia para o ano de 2025 não deu certo.
A minha simpatia é colocar R$ 2 embaixo da sola do sapato que eu estou usando para poder chegar o ano novo de uma forma abundante, né? Próspera. Eu fiz essa ano passado, não deu certo, mas este ano agora, de 2026, vai dar certo. Vou repetir, que eu sou brasileira.
Já a professora Carla Guerra garante que sempre dá um jeitinho de cumprir seu ritual antes da passagem de ano.
Eu gosto muito de tomar banho de folha de louro. É, ao menos um. Aí eu boto lá para ferver na água. Deixa esfriar, depois toma do pescoço para baixo. Traz boa sorte e, principalmente, o dindin. O faz-me rir. Pelo menos o trabalho tem chegado. E, se o trabalho vem, o dinheiro vem junto. Amém.
No fim das contas, entre promessas, desejos e pequenos gestos, o que todo mundo busca é começar o novo ano com boas energias.
2:40Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera