Sousa/PB -

Extras

Viva Maria destaca poema que relembra legado e morte de Chico Mendes

Rádio Agência

17/12/2025 às 08:06

Tamanho da Fonte

Em sintonia com a Semana Chico Mendes, a programação do Viva Maria segue até o dia 22 de dezembro prestando homenagem ao ambientalista.

Mais do que nunca, à luz da poronga — aquela espécie de lamparina que os seringueiros usam na cabeça para percorrer as estradas da seringa na floresta — é impossível deixarmos de honrar o legado de Chico Mendes, ouvindo as vozes da juventude extrativista. E isso porque foi para ela que ele deixou sua herança maior, por escrito, por meio da carta ao jovem do futuro.

E foi com grande alegria que o Viva Maria recebeu essa brava gente nos estúdios da Nacional, em Brasília, com direito a uma apresentação coletiva, que é também uma declaração de amor à Amazônia: "Somos Amazônia, a resposta somos nós".

Entre os convidados esteve André Maciel, jovem extrativista que trabalha com o pai, o poeta Anacleto Maciel, na coleta de seringa, castanha e na agricultura familiar. Durante o programa, André apresentou o poema “A Trajetória do Movimento Social”, escrito por seu pai após o assassinato de Chico Mendes.

O poema relembra o impacto da morte de Chico Mendes e destaca sua atuação como defensor da floresta. 

A participação de André Maciel foi destacada com uma homenagem que reafirma a continuidade do legado de Chico Mendes nas novas gerações.

11:34

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera