
14/12/2025 às 09:30
O Brasil já registra este ano um aumento de 143% de casos de afastamento do trabalho por transtornos mentais, segundo dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Entre as doenças que no período mais geraram benefícios por incapacidade temporária devido a transtornos mentais e comportamentais, estão os transtornos ansiosos e depressivos. Que, juntos, somam quase meio milhão de casos, o maior número em pelo menos 10 anos. A coordenadora da Comissão de Saúde e Ambiente do Trabalho do Ministério da Saúde, Luciane Aguiar, cita fatores que levam o trabalhador ao adoecimento mental:
"São longas as jornadas, a dificuldade de chegar ao trabalho, os baixos salários, os vínculos precários, as pressões no trabalho, os trabalhos de forma repetitiva", enumera.
Frente a isso, a legislação vigente busca prevenir problemas como estresse, ansiedade e burnout. Mas, a efetividade depende das empresas que precisam ir além do cumprimento legal para criar ambientes de trabalho mais saudáveis e focados no bem-estar dos funcionários. Para Luciane Aguiar, são muitos os desafios a serem enfrentados para que o ambiente de trabalho seja um local de promoção da saúde:
"Há formas de fazer esse ambiente de trabalho ser um ambiente que promova a saúde, e não que seja causador de doenças, de mortes e de acidentes", diz.
Já em vigor desde meados de 2024, o país adota uma nova regra que exige que empresas avaliem riscos à saúde mental dos seus colaboradores.
1:58Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera