Sousa/PB -

Extras

Marcha das Mulheres Negras deve reunir um milhão de participantes

Rádio Agência

20/11/2025 às 11:15

Tamanho da Fonte

A Marcha das Mulheres Negras deste ano leva para as ruas a força coletiva de mulheres como a Valdecir Nascimento, nascida no bairro de Alagados, formado por casas de palafitas, na periferia de Salvador. Ela participa do movimento negro há 45 anos. Integrante do Comitê Nacional da Marcha de Mulheres Negras, Valdecir destaca que elas ainda são pouco escutadas na sociedade brasileira.

"É necessário estabelecer outras relações com essa população chamada mulher negra, como é o caso da violência sexual, do abuso sexual de meninas e mulheres negras. Nós somos maioria. Em relação ao assassinato dos filhos dessas mulheres negras, que somos maioria. Não podemos abortar, mas o Estado aborta os nossos filhos quando o Estado acha que é conveniente."

Quilombolas, ribeirinhas, do campo, da cidade, periféricas, acadêmicas, trabalhadoras. O ato busca unir a pluralidade de mulheres negras na luta. Valdecir Nascimento deixa claro que não se trata de um segmento sem reflexão política.

"É uma marcha que tem uma concepção política e ideológica que a orienta, que é pensar uma sociedade equânime, pensar uma sociedade de pessoas diversas e pensar uma sociedade onde a emancipação, autonomia e a liberdade seja o princípio que vai reger essa sociedade."

Aos 66 anos, de uma vida dedicada à luta contra o racismo e pelo direito das mulheres negras, Valdecir Nascimento explica as ideias de reparação e bem viver presentes na marcha.

"Nós sabemos o que é viver permanentemente em estado de violência. Significa você deixar pessoas negras morrerem por uma falta de atendimento mais atencioso num posto de saúde. Nós sabemos o que significa o policial chegando na comunidade e uma menina de oito, nove, dez anos ser assassinada ou uma mulher grávida ou uma mulher de 70 anos. Então, a nossa convicção é sair desse lugar."

As mulheres negras são 60 milhões no país, o que representa quase 30% da população brasileira. Nesta segunda edição, a Marcha tem expectativa de reunir um milhão de participantes na capital do país.
 

2:25

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera