
20/11/2025 às 12:34
20 de novembro foi escolhido para ser o Dia da Consciência Negra por causa do maior símbolo da luta negra do Brasil: Zumbi dos Palmares. Foi nesse dia, no ano de 1695, que Zumbi foi morto por bandeirantes.

Ele foi o último líder do Quilombo dos Palmares, que ficava na Serra da Barriga, em Alagoas. E organizou estratégias de defesa, alianças e resistência contra os ataques coloniais durante anos. Nesse período, recusou acordos com os portugueses e sempre defendeu a liberdade dos negros.
A coordenadora do Movimento Negro Unificado, Simone Nascimento, enaltece a memória de Zumbi neste dia.
"Um momento que a gente se lembra de Zumbi dos Palmares, um dos grandes heróis nacionais do Brasil, que liderou Quilombo dos Palmares, que sobreviveu por mais de um século na Serra da Barriga, contra o regime escravagista, até que nós conseguimos construir a Lei Áurea no Brasil'".
Para Simone, apesar do fim da escravidão séculos atrás, o país ainda convive com o racismo estrutural, herança daquele período. Por isso, o Brasil precisa de ações para dar ampliar o acesso dessa população a direitos básicos, como educação, saúde e emprego.
"E é por isso que a gente luta todo dia 20 de novembro pela igualdade racial. Hoje, um dos grandes temas no nosso país é o fim do genocídio das chacinas da população negra. Então, nós tomamos as ruas, em mobilizações em todo o Brasil, lembrando 20 de novembro mais do que um dia de feriado, um dia de lembrar da consciência negra e construir a justiça racial no Brasil".
A lei que tornou 20 de novembro o Dia da Consciência Negra foi assinada em 2011. Doze anos depois, em 2023, a data se tornou feriado.
1:42Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera