Sousa/PB -

Extras

Enem: 1º dia mais difícil dos últimos anos, avalia diretor de escola

Rádio Agência

10/11/2025 às 20:38

Tamanho da Fonte

As provas do 1º dia do Enem 2025, de forma geral, foram mais difíceis do que as avaliações dos últimos dois anos. A análise é do diretor de um colégio e curso, do Rio de Janeiro, Hugo de Almeida.

Nesse domingo (9), em todo o país, cerca de 3,51 milhões de participantes resolveram 45 questões de Linguagens e 45 de Ciências Humanas, além da Redação.

Para o diretor, o tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, é muito discutido nas salas de aula e não representa uma novidade.

“Acho um tema importante, em primeiro lugar; segundo lugar, não é tão difícil de se escrever. Tinha ali um uma palavrinha que pode ter confundido alguns candidatos, que são as ‘perspectivas’ desse envelhecimento populacional. Não necessariamente uma intervenção de solução, uma intervenção que o candidato precise dar, algum caminho para uma problemática que foi proposta, mas isso é uma perspectiva de futuro. Então isso pode ter sido um dificultador”.

Segundo Hugo de Almeida, como o tema era de certa forma simples, alguns estudantes escolheram fazer logo a Redação, ao invés de deixar para o meio da prova.  

Quem fez essa opção e, depois, partiu para linguagens precisou organizar melhor o tempo e administrar o cansaço.  

“As questões de Linguagens vieram com uma sequência maior de textos mais longos. Então, exigiu um nível de concentração e de organização mental dos alunos durante a prova maior do que nos últimos 2 anos. A gente teve uma prova um pouco mais longa, mais cansativa”.

Prova mais conteudista 

Sobre a prova de humanas, o diretor destacou.

“Eu acho que a prova de Humanas, geralmente tem um tom, algumas questões trazem um tom mais crítico. Esse ano a gente não percebeu isso na prova de humanas, a gente percebeu uma prova que o aluno realmente tinha que dominar o conceito, o conteúdo para fazer. Geografia, não foram cobradas muito as questões de geografia física, que é o grande temor do candidato. Então, as questões de geografia humana e política eles conseguem fazer pela própria interpretação do texto. História não, só a leitura não é o suficiente. Você precisava dominar a leitura e os conceitos, tanto na prova de História, quanto Filosofia e Sociologia.”.

No próximo domingo, os estudantes têm cinco horas para fazer as provas de Matemática e Ciências da Natureza, acabando às 18h30. No horário de Brasília, os portões abrem ao 12h30, fecham às 13h, e as provas começam 13h30.  

Os municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, farão as provas do Enem 2025 nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.  

A mudança de datas ocorre por causa da COP30, a Conferência Mundial do Clima que acontece em Belém de 10 a 21 de novembro.

2:42

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera