
07/11/2025 às 22:10
Cinquenta e sete casos de meningite, com 11 mortes, foram registrados na Baixada Santista, litoral sul de São Paulo, entre janeiro e outubro deste ano. As informações são do Departamento Regional de Saúde da Baixada Santista, que é formada por nove municípios, entre eles estão Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, Santos e São Vicente.

A meningite é uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, e pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas. Os tipos virais e bacterianos têm maior potencial de produzir surtos e, por isso, são os de maior impacto à saúde pública.
Entre os sintomas estão dores fortes de cabeça, febre alta, náusea e rigidez na nunca. Em caso de suspeita de meningite, a recomendação é buscar atendimento médico imediatamente.
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo reforça que a vacinação é a principal forma de prevenção contra a doença. As vacinas meningocócicas C e ACWY estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do estado. Em caso de sinais ou sintomas da doença, como febre alta, dor de cabeça intensa, vômitos, rigidez de nuca ou manchas na pele, a população deve procurar atendimento médico imediatamente.
1:53Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera