Sousa/PB -

Extras

Lula recebe título Honoris Causa e critica concentração de renda

Rádio Agência

25/10/2025 às 13:40

Tamanho da Fonte

O presidente Lula cobrou mais dinheiro e urgência por parte de países ricos para o combate às mudanças climáticas. O brasileiro recebeu, neste sábado (25), o título de Doutor Honoris Causa em Filosofia e Desenvolvimento Internacional e Sul Global pela Universidade Nacional da Malásia.

Lula criticou a concentração de renda no mundo. Segundo ele, 3 mil bilionários ganharam 6,5 trilhões de dólares desde 2015. Esse valor seria maior que o PIB do Brasil e da Associação de Nações do Sudeste Asiático, que reúne dez países, somados.

Enquanto isso, o cuidado do planeta fica de lado, afirmou Lula. Segundo o presidente, menos de 70 países enviaram as novas metas de redução de carbono a poucos dias da COP30, que começa em 10 de novembro.

"As mudanças climáticas podem levar até 132 milhões de pessoas a mais para a extrema pobreza até 2030. Uma década após o acordo de Paris, faltam recursos para a transição justa e planejada. Sobretudo, falta tempo para corrigir rumos".

Lula disse também que medidas protecionistas e a paralisia da Organização Mundial do Comércio prejudicam os países do Sul Global.

"É hora de interromper os mecanismos que sustentam, há séculos, o financiamento do mundo desenvolvido às custa das economias emergentes em desenvolvimento. É inaceitável que os países ricos tenham nove vezes mais poder de voto no FMI do que o Sul Global".

O presidente Lula ainda se reuniu com o primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim, ocasião em que fecharam acordos de cooperação bilateral.

1:43

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera