
25/10/2025 às 15:15
58 casos confirmados, sendo 15 mortes, além de outros 50 em investigação. Este é o número atualizado de notificações de intoxicação por metanol no Brasil. 635 notificações foram descartadas. Os dados foram atualizados pelo Ministério da Saúde nessa sexta-feira (24).

Em relação ao registro de mortes, nove ocorreram no estado de São Paulo, três no Paraná e outros três em Pernambuco. Outros nove óbitos seguem em investigação, sendo quatro em Pernambuco e dois no Paraná. Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo com um caso cada em investigação. Outras 32 notificações de óbitos foram descartadas.
O estado de São Paulo segue com o maior número de casos: 44 confirmados e 14 em investigação. Os falecimentos mais recentes ligados às intoxicações por metanol foram de uma mulher de 27 anos, que ainda não teve a identidade confirmada, e Rafael Anjos da Silva, de 28 anos, que faleceu nessa quinta-feira (23). Ambos eram moradores de Osasco, na grande São Paulo.
Desde que os primeiros casos surgiram, o Ministério da Saúde instituiu a Sala de Situação Nacional – Intoxicação por Metanol após Consumo de Bebida Alcoólica. A sala monitora os casos e faz a articulação com diversos setores nos estados.
Fazem parte da ação, representantes de diversos órgãos e entidades, como as secretarias do Ministério da Saúde, a Fundação Oswaldo Cruz, a Anvisa, as Secretarias Estaduais de Saúde entre outros.
1:50Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera