
24/10/2025 às 17:28
O ex-desportista e primeiro medalhista paralímpico brasileiro, Robson Sampaio de Almeida, foi declarado, nesta sexta-feira (24), como patrono do paradesporto brasileiro. Nos Jogos Paralímpicos de 1976, no Canadá, ele conquistou a prata, em uma variação da bocha, praticada em campos de grama. A medida foi publicada no Diário Oficial da União e assinada pelo presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, e pelo ministro do Esporte, André Fufuca.

O título pode ser concedido em diferentes categorias da sociedade, como esportes, educação e artes. O homenageado deve ser brasileiro, ter falecido há pelo menos dez anos e ter se destacado e contribuído em sua área.
Antes dos Jogos Paralímpicos, Robson Sampaio já incentivava a prática esportiva por brasileiros com deficiência, sendo considerado importante ativista na luta por inclusão. Em 1957, o atleta fundou o Clube de Otimismo, que foi o primeiro movimento nacional em prol do esporte inclusivo. O espaço oferecia atividades esportivas, atendimento médico e suporte para pessoas com deficiência.
A primeira participação brasileira nos Jogos Paralímpicos ocorreu em 1972, na Alemanha. O Brasil disputou as provas de tiro com arco, atletismo, natação e basquete em cadeira de rodas.
1:23Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera