Sousa/PB -

Extras

COP30: 144 países já apresentaram planos para adaptação climática

Rádio Agência

21/10/2025 às 16:41

Tamanho da Fonte

A menos de um mês para a COP 30, que acontece em Belém, o tema da "adaptação climática", para diminuir a vulnerabilidade às mudanças, entra em nova fase: a busca por acordos e financiamento.

Segundo o relatório de Progresso dos Planos Nacionais de Adaptação, lançado nesta terça-feira (21), pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, pelo menos 144 países já lançaram seus planos, principalmente, as nações menos desenvolvidas ou pequenos Estados insulares em desenvolvimento.

Cada país estabeleceu mecanismos para avaliar a vulnerabilidade e os riscos trazidos pelas mudanças do clima. Os perigos mais citados são seca, inundações, aumento das temperaturas, nível do mar e alteração no padrão das chuvas.

As principais adaptações devem acontecer nas áreas de agricultura; segurança alimentar; recursos hídricos; além das zonas costeiras e marinhas.

Alguns países estão conseguindo realizar ações alinhadas ao Objetivo Global de Adaptação.

O Brasil é um deles... que já está implementando um projeto no setor hídrico, o "Marajó Resiliente".

Ainda na América Latina, o Peru é outro exemplo de proteção de ecossistemas e biodiversidade.

Na África, a Zâmbia tem projetos para adaptar a produção agrícola, com armazenamento de alimentos movido à energia solar.

A maioria dos países reconhece que os impactos das mudanças do clima são diferentes para homens e mulheres; e eles têm em comum o combate à pobreza. Esse é o caso do Haiti, onde uma iniciativa combina cupons de alimentos com associações de poupança e crédito.

Para tudo isso ser levado adiante, de acordo com o Secretário-Executivo da ONU sobre Mudanças Climática, Simon Stiell, o financiamento para implementar as adaptações necessárias tem enfrentado restrições.

O debate passa agora da fase de planejamento para a de implementação das respostas de adaptação às mudanças do clima.

Segundo o Secretário-Executivo da ONU, o roteiro agora é mobilizar até US$ 1,3 trilhão em financiamento climático na COP30.

2:01

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera