21/10/2025 às 19:48
O 2º Salão do Queijo da Paraíba começa nesta quarta-feira (22), em João Pessoa. A abertura oficial acontecerá às 9h, no auditório do Sebrae-PB, no Bairro dos Estados. Já os concursos, a exposição, a comercialização, a degustação e a harmonização de queijos com cachaça serão realizadas entre a quinta-feira (23) e o sábado (25), no Espaço Cultural José Lins do Rego. O evento é uma realização do Instituto Social do Queijo (Isaque) com o apoio do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB).
A visitação do 2º Salão do Queijo será das 14h às 22h e a entrada pode ser adquirida na plataforma Sympla a R$ 10, mais dois quilos de alimentos não perecíveis. O evento, que objetiva valorizar a indústria queijeira artesanal paraibana, reunirá produtores de queijos artesanais de 35 municípios e conta com 347 produtos inscritos. O Salão do Queijo da Paraíba está incluso na programação do Brasil Cachaças 2025, festival, feira e seminário com foco na valorização da cadeia produtiva da cachaça no Brasil.
O secretário da Sedap-PB, Joaquim Hugo, enfatiza que o 2º Salão do Queijo é uma grande vitrine para os produtores de queijo artesanal da Paraíba. Ele pontua que o evento é um momento importante, também, para se trabalhar a valorização, capacitação e qualificação dos produtos. “O Salão do Queijo da Paraíba é um espaço para que as pessoas conheçam e valorizem a produção queijeira do estado, para que os produtores possam apresentar sua produção, trocar experiências e se capacitar”, relata.
O gerente-executivo de Produção Agropecuária da Sedap-PB, José Otávio Targino, destaca que “o 2ª Salão do Queijo da Paraíba vai reunir os produtores paraibanos para apresentar seus produtos e suas inovações”. Ele acrescenta que durante o evento o público vai poder conhecer “queijos artesanais, produzidos por pequenos produtores familiares da região do Cariri, Curimataú e do Sertão, representando o melhor da produção queijeira paraibana”.
A programação desta quarta-feira (22) é voltada aos produtores de queijo e acontece no Sebrae-PB, quando acontecerá a abertura oficial e o 2º Seminário da Qualidade do Leite e Derivados. Às 8h, haverá um café da manhã, seguido da solenidade oficial de abertura do evento às 9h. Em seguida, às 10h, ocorrerá a apresentação de demandas do setor produtivo ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). No período da tarde, os produtores irão fazer o alinhamento das demandas apresentadas e o devido encaminhamento.
Entre a quinta-feira e o sábado, a programação será realizada no Espaço Cultural José Lins do Rego com exposição, comercialização, degustação, harmonização e concursos de queijos. O 2º Salão do Queijo da Paraíba destacará a retomada da produção do tradicional Queijo Bola do Lastro, as exposições de produtos premiados em concursos nacionais e a ampliação das ações de visibilidade e certificação do selo "Queijo da Paraíba".
Já o Concurso de Queijos e Produtos Lácteos da Paraíba terá novas categorias e critérios técnicos mais exigentes, premiando sabor, maturação, inovação e qualidade. Serão realizadas durante o evento a capacitação técnica, rodadas de negócios, palestras e seminários sobre marketing, inovação, sustentabilidade e empreendedorismo rural. Ocorrerão, ainda, oficinas práticas e workshops técnicos voltados para higiene, maturação, rotulagem e certificações.
Diariamente, o 2º Salão do Queijo da Paraíba também tem programadas apresentações culturais. Na quinta-feira (23), o público poderá se divertir com o humor de Zé Lezin. Na sexta-feira (24), é a vez do brega com Ronaldo Rossi. Já no sábado (25), a atração é a Roda Mulheres no Samba.
Realizado pelo Isaque com apoio do Governo da Paraíba, por meio da Sedap-PB, o 2º Salão do Queijo da Paraíba tem como parceiros também o Sebrae-PB, a Federação da Agricultura do Estado da Paraíba (Faepa), o Sistema Nacional de Aprendizagem Rural na Paraíba (Senar-PB) e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), o Banco do Nordeste e o Governo Federal
Fonte: Secom
Para ler no celular, basta apontar a câmera