18/10/2025 às 12:07
Mais de 30 mil salas de vacinação em todo o país estão abertas neste sábado, 18, para o Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Multivacinação. Mais de 15 vacinas são ofertadas gratuitamente, sendo a prioridade as de HPV, febre amarela e sarampo.
Segundo o Ministério da Saúde, os postos têm horários diferentes, a depender da orientação dos governos locais, mas estão abertos para vacinação, pelo menos, das 8 horas e 17 horas.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressaltou a importância da vacinação, especialmente contra o sarampo:
É um dia também para vacinar contra o sarampo. O Brasil é um país que teve o certificado da eliminação do sarampo reconquistado no ano passado. A gente havia perdido esse certificado por conta da queda de vacinação. A partir de 2016, nós recuperamos o certificado em 2024.
Padilha fez um balanço da vacinação no país e falou sobre a expectativa para essa campanha.
Nós já melhoramos das 16 vacinas, nós melhoramos ainda mais a cobertura em 15 delas. Uma está estável e até o final do ano a gente quer melhorar nas 16. É, nós estamos com 35.000 salas de vacinação abertas hoje. Nós garantimos esse mês, que é o mês inteiro de campanha de atualização, 6 milhões de doses a mais.
A Fiocruz também realiza um evento para fortalecer a campanha, o Fiocruz pra Você, com oferta de vacinas, atividades culturais, ações de divulgação científica e iniciativas de promoção da saúde. A celebração faz parte das comemorações dos 125 anos da instituição.
1:44Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera