Sousa/PB -

Extras

Economia do Brasil cresceu 0,4% em agosto, aponta IBC-BR

Rádio Agência

16/10/2025 às 11:33

Tamanho da Fonte

A economia brasileira cresceu 0,4% em agosto, segundo o IBC-BR, índice de atividade econômica do Banco Central, divulgado nesta quinta-feira (16). O número é considerado uma prévia do PIB, Produto Interno Bruto. O resultado reverte a queda de meio por cento em julho. No acumulado de 12 meses, a alta é de 3,2%.

Em agosto, a agropecuária teve o pior resultado, com uma queda de quase 2%. Os outros índices, ao contrário, ficaram positivos, com destaque para a indústria, que cresceu 0,8%.

De acordo com o economista e professor da Universidade de Brasília, César Bergo, é comum a atividade agropecuária ser forte no primeiro semestre e cair no segundo. Já o bom resultado da indústria reverteu a tendência de queda:

"A balança comercial, por exemplo, do último mês, a gente observa que aumentou bastante as importações de bens de capital. Isso indica que a indústria está investindo na melhoria dos fatores de produção, isso está se refletindo também nesse momento positivo para a indústria e mostra também uma perspectiva de manutenção desse crescimento. Assim, o Brasil, junto com o setor de serviços também, mostra a força no sentido de fecharmos o ano em 2.2% positivo ou até mais", diz.

O IBC-BR usa dados da agropecuária, indústria, serviços e arrecadação de impostos para acompanhar, mês a mês, a evolução da atividade econômica. O dado auxilia o Banco Central na definição da taxa básica de juros, nas reuniões do Copom, o Comitê de Política Monetária.

1:33

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera