Sousa/PB -

Extras

Aula de teatro em escola ajuda na formação de cidadãos na Bahia

Rádio Agência

15/10/2025 às 09:13

Tamanho da Fonte

Mais do que um componente curricular do campo das artes, o teatro no contexto escolar pode ser um espaço de escuta, expressão e construção coletiva. Nas aulas do professor Nildson Veloso, na Escola Municipal de Pituaçu, em Salvador, o palco é apenas um pretexto, já que o verdadeiro espetáculo acontece na convivência:

"O teatro, ele não tem um fim em si mesmo dentro da educação. O teatro, ele permeia diversos caminhos dentro da educação. Nós trabalhamos o teatro em conjunto com outras áreas. O teatro tem outras funções, como ajudar na interdisciplinaridade. Ele trabalha com o estímulo à leitura, o estímulo à responsabilidade. Você tem a responsabilidade com o outro, o compromisso de estar com o outro. Essa coisa do compartilhamento. Então, o teatro ele não tem essa função em si mesmo, nem em formar atores. Não é essa a ideia do teatro na educação", diz.

O foco não é o desempenho, mas o processo, o caminho de descoberta e troca entre os estudantes. Ao unir arte e educação, Nildson Veloso acredita que o teatro, além de estimular a autodescoberta e as potencialidades da expressão de subjetividades dos estudantes, também forma cidadãos mais críticos, sensíveis e criativos. "Vocês começam a entender o teatro a partir da experiência, do experimentar o teatro", completa.

Assim, o espaço cênico da sala de aula se expande para uma experiência viva de encontros e transformações.

1:36

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera