Sousa/PB -

Extras

Equipe médica vai prestar apoio a romeiros que vão ao Círio de Nazaré

Rádio Agência

11/10/2025 às 12:03

Tamanho da Fonte

O trajeto dos romeiros que participam da programação do Círio de Nazaré pode ser bem cansativo. Por isso, é fundamental que eles estejam preparados mental e fisicamente para o longo percurso da procissão. Alguns romeiros que vêm de outras partes do Pará não conseguem aguentar esse itinerário e precisam de suporte médico. Por isso, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência vai disponibilizar um ponto de apoio aos fiéis.

A partir das 5h, profissionais e residentes da área da saúde vão estar de prontidão para oferecer cuidados multiprofissionais aos romeiros que entram em Belém pela BR-316 em direção ao Santuário de Nazaré. Leonardo Ramos, coordenador do Departamento de Ensino e Pesquisa do Hospital Metropolitano, ressalta que a iniciativa surgiu há 14 anos para acolher romeiros que vêm de cidades do interior do Pará.

"Eles acabavam entrando no hospital para pedir atendimento, seja por uma situação de hipoglicemia, uma situação de fraqueza, de sensação de desmaio, um corte no pé... situações bem simples que a complexidade do Hospital Metropolitano ficaria mais difícil de colocar esses romeiros para dentro. Então, foi pensado em fazer um posto de atendimento externo ao Metropolitano, atendendo essas necessidades de menor complexidade", diz.

Aqueles que precisam de cuidados mais complexos são encaminhados para o Hospital Metropolitano. Entre os serviços gratuitos oferecidos estão massagens, aferição de pressão arterial, limpeza e curativos, além da entrega de café da manhã. Natasha Cunha, enfermeira do Departamento de Ensino e Pesquisa do Hospital Metropolitano, destaca que este trabalho é muito gratificante:

"Porque eu já atuo como voluntária do Círio desde 2010. Então, poder hoje, em 2025, como enfermeira do Metropolitano, continuar atuando nestes atendimentos é muito bom. É, até porque é uma extensão do meu trabalho e também é levar um cuidado para essas pessoas que estão pagando as suas promessas, levar um cuidado humanizado, é dar uma palavra de conforto, cuidar do que pode estar doendo naquele momento, que geralmente são os pés", conta.

No ano passado, 200 romeiros receberam atendimento no posto durante o traslado da imagem peregrina em Ananindeua. O projeto faz parte do conjunto de ações do Governo Estadual para garantir bem-estar e qualidade de vida aos participantes do Círio. Este será o 13º ano consecutivo em que a instituição soma esforços para tornar a caminhada mais segura. 

2:44

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera