08/10/2025 às 17:34
O presidente Lula defendeu que os jovens brasileiros conheçam mais o país para garantir a soberania. O presidente participou da 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, em Luziânia, em Goiás, nesta quarta-feira. O evento é parte da agenda preparatória para a COP 30.
“É assim que a gente desenvolve uma confiança de nação. Uma confiança de cidadãos. Uma confiança de soberania sobre o seu território, sobre as suas coisas. A gente não tem noção do que nós somos ainda. Nós só temos conhecimentos de 30% das nossas riquezas minerais. Tem 70% que a gente não conhece. A gente não tem o mapeamento das terras raras que o mundo inteiro está brigando.”
A conferência mobiliza escolas de todo o país, envolvendo turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O estudante Diogo Antunes leu um trecho da Carta Compromisso apresentada no início da cerimônia.
“Assumimos que não existem problemas ambientais, mas sim apenas sintomas ambientais dos problemas causados pelos seres humanos. Nós não somos o futuro do Brasil, nós somos o presente e a transformação há de ser agora!”
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse que a conferência engaja as escolas para disseminar a sustentabilidade.
“Nós vamos sair daqui comprometidos com o engajamento, o engajamento dos professores, meus colegas nas escolas, dos alunos no bairro, na comunidade, para que a gente possa ser um cidadão sustentabilista.”
Mais de 2,2 milhões de pessoas foram mobilizadas em etapas anteriores da conferência até chegar à fase final, que tem atividades até sexta-feira. A ideia é desenvolver pesquisas e atividades de educação ambiental para enfrentar as mudanças climáticas.
1:59Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera