18/09/2025 às 21:40
Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave entre jovens, adultos e idosos voltaram a crescer no Distrito Federal e em Goiás. Segundo o Boletim InfoGripe da Fiocruz, publicado nesta quinta-feira, as duas regiões tiveram aumento de hospitalizações por influenza A no período analisado.
No contexto nacional, a pesquisa identificou que as ocorrências notificadas da Síndrome demonstraram sinais de estabilidade ou oscilação nas últimas seis semanas e de aumento nas últimas três semanas.
Segundo a pesquisadora da Fiocruz, Tatiana Portella, a covid-19 voltou a atingir a população mais idosa também no DF e em Goiás, além de outros dois estados.
"Nos estados de Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais e no Distrito Federal, a gente observa que o crescimento dos casos de zika tem sido impulsionado também pelo vírus da covid-19, que é o responsável por parte considerável das hospitalizações e óbitos, principalmente na população mais idosa dessas regiões".
De acordo com o estudo da Fiocruz, oito das 27 unidades federativas apresentam incidência da covid-19 em nível de alerta, risco ou alto risco nas últimas duas semanas, com sinal de crescimento na tendência de longo prazo no Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rondônia.
Nessas regiões, o aumento vem sendo influenciado pelos casos de rinovírus nas crianças e adolescentes de 2 a 14 anos.
Diante desse quadro, a Fiocruz reforça a necessidade de medidas preventivas como uso de máscara, isolamento e vacinação.
Desde o início de 2025, foram notificados mais de 176 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave. Desses, mais de 53,2% deram positivo para algum vírus respiratório. Em relação ao número de mortes, somente neste ano foram registrados mais de 10.500 óbitos.
*Com supervisão de Bianca Paiva
2:17Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera