16/09/2025 às 10:36
A Polícia Civil de São Paulo montou uma força-tarefa para prender os assassinos do ex-delegado-geral da Polícia Civil Ruy Ferraz Fontes, de 64 anos. O delegado aposentado foi executado na noite dessa segunda-feira em Praia Grande, no litoral paulista. O carro de Fontes foi perseguido por criminosos no bairro Mirim. Ele bateu em um ônibus e tombou na pista. Três homens armados com fuzis desceram do outro veículo e atiraram contra ele.
Segundo a prefeitura de Praia Grande, dois outros homens ficaram feridos, mas não correm risco de morte. Eles foram atendidos pelas equipes do Samu, encaminhados para a UPA Quietude e depois transferidos para o Hospital Municipal Irmã Dulce, onde recebem tratamento.
Ruy Fontes trabalhou por 40 anos na Polícia Civil e foi delegado-geral entre 2019 e 2022. Ele era considerado o inimigo número 1 do PCC, o Primeiro Comando da Capital.
A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que equipes das polícias Civil e Militar estão em diligências na região. O secretário Guilherme Derrite lamentou a morte e afirmou que a prioridade é identificar e prender os criminosos responsáveis para que sejam punidos pela Justiça:
"Eu confio no trabalho da Polícia Civil. Equipes do DHPP, do DEIC, dos cercos aqui da capital, equipes especializadas, todos estão mobilizados, trabalhando em conjunto. Eu não tenho dúvida nenhuma de que esse crime será elucidado. Nós determinamos que o patrulhamento de rota fosse para Baixada Santista, especificamente para Praia Grande, Baía de Santos também, reforçando o patrulhamento ostensivo, para evitar que os criminosos consigam fugir desse local e eu tenho certeza absoluta que a resposta será dada. Que nós vamos identificar e qualificar todos os covardes que participaram desse assassinato".
Após o crime, dois veículos usados pelos suspeitos foram apreendidos. Além disso, imagens de câmeras de segurança estão sendo analisadas e outros exames são feitos pelo Instituto de Criminalística. O caso foi registrado na Delegacia de Investigações Gerais de Praia Grande e será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa. O corpo do ex-delegado foi levado para o IML Central da capital e liberado para os familiares.
O velório acontece nesta terça-feira no Palácio 9 de Julho, na Assembleia Legislativa do Estado até às 15h. O sepultamento está previsto para as 16h, no Cemitério da Paz, no Morumbi.
Pelas redes sociais, o governador Tarcísio de Freitas disse que o delegado aposentado Ruy Ferraz Fontes deixou um legado marcante na Segurança Pública de São Paulo, sendo pioneiro nas investigações contra o PCC. Segundo o governador, Fonte foi "covardemente assassinado".
3:04Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera