19/08/2025 às 16:30
A Polícia Civil do Estado do Ceará desarticulou um grupo que fraudava os valores das viagens de aplicativos de transporte e atuava na Região Metropolitana de Fortaleza (CE). No fim de semana, 15 motoristas suspeitos do crime foram presos. Os agentes de segurança também apreenderam celulares e veículos.
Os aparelhos telefônicos apreendidos eram utilizados para gerar corridas falsas. Um dos suspeitos foi preso em flagrante.
A investigação teve início após uma denúncia de um condutor de carro de aplicativo procurar as autoridades. Ele relatou que estava sendo intimidado pelos suspeitos. De acordo com a apuração das delegacias dos municípios de Aquiraz e Cascavel, indivíduos estariam obrigando outros motoristas a cancelarem corridas e deixarem a área, sob a alegação de que as solicitações eram falsas.
Ainda de acordo com a polícia, o grupo manipulava artificialmente a demanda com o uso dos celulares para elevar os valores das corridas, prejudicando passageiros e afastando motoristas que não participavam do esquema.
Os valores cobrados chegavam a aumentar até quatro vezes de acordo com a Polícia Civil. A prática é realizada por motoristas e motociclistas cadastrados nas plataformas que oferecem o serviço de transporte de passageiros.
Na semana passada, circulou pelas redes sociais um vídeo que flagrou dezenas de motociclistas estacionados em um posto de combustíveis em Itaitinga, cidade da região metropolitana da capital cearense, atuando simultaneamente para aumentar de maneira fake as tarifas utilizando contas falsas nos aplicativos de corrida.
Essa prática costuma fazer aumentar os valores da chamada “tarifa dinâmica” dos aplicativos, que é quando a solicitação de corridas excede o número de veículos com disponibilidade de realizar o serviço na região.
Todos os detidos foram autuados pelos crimes de extorsão, associação criminosa e crimes contra a ordem tributária.
2:05Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera