18/08/2025 às 10:18
Uma pesquisa de doutorado realizada pela cientista paraense Jéssica Caetano Frota estuda em testes com animais de laboratório se a óleo resina da copaifera reticulata ducke, conhecida como óleo de copaíba, tem propriedades antitumorais e anti-inflamatórias. Jéssica Caetano comenta a realização da pesquisa:
"Onde nós induzimos o tumor no animal e testamos essas amostras para verificar se em vivo. Se em organismos vivos também essas amostras apresentavam, continuavam com o potencial antitumoral observado em vitro. Então assim, além de valorizar o produto natural da nossa região que a óleo resina de copaíba, ela é bastante utilizada e difundida na medicina tradicional amazônica".
O estudo feito na Unicamp mostrou que as menores doses da óleo resina bruta e da fração volátil reduziram significativamente o desenvolvimento de tumores.
Os resultados reforçam achados anteriores da pesquisadora, obtidos durante o mestrado na UFOPA (Universidade Federal do Oeste do Pará), que já indicavam a ação contra células cancerígenas in vitro, como comenta a pesquisadora.
"As três amostras elas apresentaram atividade anti-proliferativa, ou seja, elas elas tiveram a capacidade de paralisar a proliferação de células de linhagens tumorais e também de matar essas células tumorais in vitro. Eu testei em outras linhagens, além daquelas que eu testei no mestrado, eu testei tem novas linhagens, porque tem vários tipos de câncer. Então, no caso, no doutorado, por exemplo, eu testei linhagens de glioblastoma, câncer de mama, câncer de pulmão, câncer colorretal".
Apesar do avanço, Jéssica alerta que os ensaios ainda são pré-clínicos e precisam ser aprofundados para avaliar toxicidade e efeitos farmacológicos.
1:55Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera