14/08/2025 às 22:01
O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes pediu, nesta quinta-feira, ao presidente da Primeira Turma da Corte, ministro Cristiano Zanin, que ele marque a data do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no processo sobre os atos antidemocráticos após as eleições de 2022.
Outros sete aliados do ex-presidente também respondem pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado. Em caso de condenação, as penas podem passar de 30 anos de prisão.
Os réus que compõem o chamado núcleo crucial do processo da trama golpista são Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência; Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça; Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional; Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência; Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil.
Os réus serão julgados pelo colegiado da Primeira Turma, formada pelos ministros Cristiano Zanin, Luiz Fux, Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cármen Lúcia.
A expectativa é que o julgamento ocorra na segunda quinzena de setembro.
1:31Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera