Sousa/PB -

Extras

Embraer trabalha por tarifa zero e descarta demissões

Rádio Agência

05/08/2025 às 21:05

Tamanho da Fonte

A fabricante brasileira de aviões Embraer, que ficou fora do tarifaço de 50% imposto pelos Estados Unidos, descarta demissões aqui no país neste ano, e trabalha para reduzir a zero a atual taxação de 10% em cima de aeronaves e peças que exporta para os norte-americanos.

Foi o que afirmou, nesta terça-feira (5), o diretor- executivo da empresa, Francisco Gomes, durante apresentação dos resultados do segundo trimestre da companhia.

“A Embraer possui uma quantidade significativa de produtos americanos em suas aeronaves, o que mitiga, parcialmente, a nossa exposição. Estamos trabalhando iniciativas para minimizar o impacto das tarifas dos EUA de nossos negócios, e defendemos tarifa zero para a cadeia de produção aeroespacial global. Como tem sido por muitas décadas”.  

Atualmente, a Embraer emprega 18 mil pessoas no Brasil. Metade da produção anual da fabricante é exportada para os Estados Unidos. Desde abril, a empresa está submetida à tarifa de 10% determinada pelo presidente Donald Trump.

Nas últimas semanas, havia o receio de que a taxação subisse para 50%. No entanto, no último dia 30, o governo americano decidiu que aeronaves, motores, peças e componentes de aviação ficam fora do tarifaço.

A Embraer estima que a cobrança de 10% de tarifas significa um custo de US$ 65 milhões, cerca de R$ 350 milhões. Desse impacto, 20% foram sentidos no primeiro semestre e 80% devem ser percebidos no restante do ano.

*Com informações da Agência Brasil

1:50

Continuar lendo ...
Ads 728x90

QR Code

Para ler no celular, basta apontar a câmera