04/08/2025 às 10:53
A cidade maravilhosa acaba de receber mais um legado dos Jogos de 2016. É o Rio Museu Olímpico, situado dentro do Velódromo, na Barra da Tijuca, zona oeste carioca.
Nesta sexta-feira (1), o prefeito Eduardo Paes apresentou o novo equipamento e declarou que o objetivo de manter viva a memória dos Jogos foi atingido.
"Hoje, olhando pra trás, podemos reafirmar que todos os nossos princípios de fazer uma Olimpíada com muito dinheiro privado, com pouco recurso público, sem elefante branco e com muito legado pra cidade, acho que conseguimos alcançar esse objetivo. Os resultados estão aí, de forma prática, sem elefante branco, as Olimpíadas tiveram muito recurso privado e o legado pra cidade muito maior do que aquele que nos comprometemos durante a candidatura das Olimpíadas".
A abertura para o público acontece na próxima terça (5), com entrada gratuita, mediante cadastro no site museuolimpico.rio.
O museu ocupa uma área de quase 2 mil metros quadrados e reúne um acervo de mil peças em 13 áreas temáticas.
A cidade é a primeira da América do Sul a fazer parte da Rede de Museus Olímpicos do COI, o Comitê Olímpico Internacional, que coordena 22 espaços como este ao redor do mundo. O maior foi inaugurado em março, no Catar.
Os Jogos Olímpicos Rio 2016 foram disputados entre os dias 5 e 21 de agosto e, os Paralímpicos, de 7 a 18 de setembro. Eles foram um marco na participação do Brasil, com resultados históricos no esporte e na transformação da cidade.
1:54Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera