16/07/2025 às 16:46
Diante do aumento expressivo dos casos de sarampo nas Américas, o Ministério da Saúde está intensificando a vacinação em áreas de fronteira. Municípios do Acre que fazem divisa com a Bolívia, que atualmente enfrenta um surto da doença, foram os primeiros a realizar o Dia D de vacinação, nesta terça-feira (15). Dos 22 municípios acreanos, sete fazem fronteira com a Bolívia.
Uma das frentes da mobilização no estado é a atualização vacinal de brasileiros que estudam na Bolívia e retornam ao Brasil durante as férias e o reforço da vacinação entre adolescentes e jovens. Além da vacinação, o Ministério da Saúde e o Acre promovem seminários sobre sarampo focados na prevenção e na resposta rápida a casos.
Além do Acre, a intensificação da vacinação foi recomendada para municípios de outros estados fronteiriços, que terão um Dia D de vacinação contra a doença em 26 de julho: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia.
Em 2024, o Brasil recebeu a recertificação de país livre do sarampo, resultado do fortalecimento da vigilância e da retomada da vacinação. Em 2016, o país já havia alcançado esse status, mas em 2018 as baixas coberturas vacinais permitiram a reintrodução do vírus no país. No último ano, a cobertura da vacina tríplice viral ultrapassou a meta nacional de 95%.
1:21Continuar lendo ...Para ler no celular, basta apontar a câmera